Bem-Estar
Quarto muito quente, acima de 25º C, pode afetar o sono do idoso, alerta estudo
Cientistas analisaram 11.000 noites de sono e descobriram que a temperatura ideal fica entre 20º C e 25º C
Conseguir pegar no sono e dormir a quantidade certa de horas pode ser um problema para os idosos, especialmente os que convivem com dor, doença ou usam certos medicamentos. Um estudo que sairá na edição de novembro da revista científica Science of The Total Environment mostra que existe uma temperatura adequada para favorecer o sono.
A maioria das pesquisas sobre dificuldades para dormir na população mais velha tem se concentrado em fatores físicos e comportamentais, embora o ambiente seja igualmente importante, explica o pesquisador Amir Baniassadi, da Escola Médica da Universidade de Harvard, nos EUA, citado pelo jornal americano New York Post.
Para entender a ligação entre a temperatura do quarto e a qualidade do sono, os cientistas recolheram dados de quase 11.000 noites de sono vividas por 50 idosos. Eles usaram monitores de sono vestíveis e sensores dentro do quarto. Foram monitoradas a duração, a eficiência e a inquietação ao dormir.
As descobertas revelam que o sono é mais eficiente e repousante para os idosos que dormiam em ambientes com temperaturas variando de 20º C e 25º C. Além disso, houve queda de 5% a 10% nessa eficiência à medida que o termômetro subiu de 25º C para 30º C, de acordo com o jornal.
“Esses resultados apresentam um potencial para melhorar a qualidade do sono em idosos, otimizando a temperatura dos ambientes domésticos e enfatizando a importância de ajustes personalizados com base nas necessidades e circunstâncias de cada um”, diz Amir Baniassadi.
A pesquisa encontrou diferenças significativas entre os participantes no que diz respeito à temperatura ideal do quarto – alguns gostavam de calor, enquanto outros preferiam manter o ambiente mais fresco.
O cientista da Universidade de Harvard lembra que, para se ter uma boa noite de sono, algumas dicas incluem evitar comer e beber tarde da noite, não ingerir álcool e nem cafeína no final do dia.