Bem-Estar
Hambúrguer, batata frita e biscoito recheado podem aumentar em 40% o risco de câncer de pulmão, diz estudo
Segundo cientistas, risco foi associado ao consumo de cerca de três porções por dia de alimentos ultraprocessados

Se você gosta de alimentos ultraprocessados, como biscoito recheado, hambúrguer, batata frita e pizza congelada, saiba que eles foram associados a um aumento significativo no risco de câncer de pulmão, segundo estudo recente.
Publicada no periódico científico Thorax, do grupo BMJ Journals, na última terça (29/7), a pesquisa realizada por uma equipe internacional de cientistas acompanhou a saúde e os hábitos alimentares de mais de 100.000 adultos nos EUA, com idade média de 63 anos.
Após cerca de 12 anos de acompanhamento, foram identificados 1.706 casos de câncer de pulmão.
Por meio de questionários de hábitos alimentares preenchidos pelos voluntários, o estudo revelou que eram consumidos ultraprocessados como sorvetes, frituras, pães, bolos, doces, salgadinhos, cereais matinais, macarrão instantâneo e sopas, margarina, doces, refrigerantes, sucos de frutas adoçados, hambúrgueres, cachorros-quentes e pizza.
A equipe liderada por acadêmicos na China descobriu que o consumo médio desse tipo de alimento era de quase três porções por dia, mas variava de 0,5 a seis.
Os tipos de alimentos mais presentes foram carnes processadas e refrigerantes.
Segundo o artigo publicado no Thorax, aqueles que consumiram as maiores quantidades de ultraprocessados tiveram 41% mais chances de desenvolver câncer de pulmão em comparação com aquelas que consumiram a menor quantidade.
Os autores afirmaram que fizeram ajustes em suas descobertas com base no hábito de fumar ou não, mas não fizeram ajustes para a intensidade do tabagismo, o que pode ter impactado os resultados.
Eles alertaram que “a causalidade não pode ser determinada” a partir de suas descobertas, e os dados devem ser interpretados com cautela.
“Embora pesquisas adicionais em outras populações e contextos sejam necessárias, essas descobertas sugerem os benefícios à saúde de limitar o consumo de alimentos ultraprocessados”, disseram os autores no artigo.
Eles acrescentaram: “Limitar os hábitos de ingestão de ultraprocessados, de forma geral, pode contribuir para reduzir a carga do câncer de pulmão.”