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Ciência

Carros com capô alto, como os SUVs, são mais perigosos para os pedestres, diz estudo

Por João Paulo Martins  em 31 de janeiro de 2024

Pesquisador associa o tamanho da frente dos veículos ao risco para quem anda à pé pelas cidades

Carros com capô alto, como os SUVs, são mais perigosos para os pedestres, diz estudo
(Foto: Ford Motors/Divulgação)

 

Muita gente gosta de carros grandes, especialmente do tipo esportivo utilitário (SUV). Mas a robustez dos veículos vem com um preço, segundo estudo que sairá na edição de março da revista científica Economics of Transportation: quanto maior a frente do carro, mais perigoso ele é para pedestres.

Segundo o site americano de notícias automotivas Jalopnik, a pesquisa cruzou dados de acidentes nos EUA com informações públicas sobre o tamanho dos veículos ao longo dos anos. O resultado? Cada 10 cm a mais na altura do capô de um carro faz com que se torne 22% mais “mortal” para pedestres.

O estudo de revisão foi realizado pelo pesquisador Justin Tyndall, da Universidade do Havaí, nos EUA. Ele analisou estudos anteriores que correlacionavam o tipo e o tamanho dos carros, mas queria se aprofundar nas dimensões que mais se relacionavam às mortes de pedestres.

Analisando os dados com detalhes, como mostra o Jalopnik, Justin conseguiu descartar um fator comumente atribuído a acidentes: o peso do veículo. Isso porque o peso dele não significa muito quando se presta atenção na altura do capô.

Levando em conta as diferentes dimensões do veículo, o tamanho da frente apresentou o efeito mais significativo.

O pesquisador lembra que a tendência é que tenhamos cada vez mais carros elétricos, que são mais pesados, uma vez que as baterias necessárias para alimentá-los acrescentam um peso significativo. Isso também afetaria a segurança.

“Se existir uma forte relação entre as mortes de pedestres e o peso dos veículos, o número de mortes atribuíveis ao tamanho deles provavelmente continuará a crescer nos próximos anos. No entanto, considero que, uma vez controlada a altura do capô, o impacto do peso do veículo é pequeno, sugerindo que a regulação do design da carroçaria pode ser mais importante para a segurança dos pedestres do que a do peso”, explica Justin Tyndall, citado pelo site especializado.