busca

Bem-Estar

Chegou o Verão: você sabe a diferença entre protetor e bloqueador solar?

Por João Paulo Martins  em 21 de dezembro de 2021

Muita gente não sabe que os filtros solares são projetados para na pele de forma diferente dos bloqueadores; entenda!

Chegou o Verão: você sabe a diferença entre protetor e bloqueador solar?
(Foto: Freepik)

 

O Verão no hemisfério sul começa oficialmente nesta terça (21/12). Além de marcar o período mais chuvoso do ano, também representa a época de maior incidência de radiação solar. Por isso, é preciso se proteger com os filtros solares. Mas, existe diferença entre protetor e bloqueador solar?

De acordo com a biofarmacêutica neozelandesa Lamelle Research Laboratories, em artigo publicado no site Alberton Record, os protetores solares (ou filtros solares) são formulados de forma a penetrar na pele e envolver as células das camadas superiores, protegendo contra a incidência dos raios UVA e UVB.

O espectro da luz visível emitida pelo Sol possui comprimento de onda entre 380 nm (namômetros) e 750 nm. A radiação ultravioleta é a que está inserida no comprimento de onda menor que 400 nm. Vale lembrar que 1 nm = 0,000001 mm.

Os protetores solares são projetados para absorver a energia produzida a partir dessas frequências específicas de luz e, em seguida, convertê-la em outras formas de energia, explica a empresa.

Já os bloqueadores solares servem para refletir a luz solar. No entanto, segundo a Lamelle, pesquisas têm mostrado que muito de sua ação protetora também está relacionada ao fato de que absorvem e convertem a energia solar.

Qual é o melhor? “Ambos fornecem a mesma proteção contra as frequências de luz solar UVA e UVB. A maior diferença entre os dois é que eles vão parecer diferentes na pele”, afirma a biofarmacêutica no Alberton Record.

 

Questão da absorção

 

Para quem usa maquiagem, a dica é optar pelos filtros solares, pois como são absorvidos pela pele, deixam menos resíduos oleosos, esclarece a empresa.

Os bloqueadores são menos absorvidos. Eles tendem a ficar sobre a pele e deixar um resíduo mais oleoso. Além disso, podem deixar um tom branco na superfície da pele. Portanto, para quem tem pele mais oleosa ou morena, pode preferir usar os protetores em vez de bloqueadores.

A Lamelle explica ainda que a maioria dos bloqueadores com fator 50 ou mais costumam proteger contra radiação com comprimento de onda de até 360 nm.