Verme de 500 milhões de anos descoberto nos EUA ganha nome em homenagem aos filmes Duna

Por João Paulo Martins  em 09 de agosto de 2023

Encontrado em Utah, o Shaihuludia shurikeni tinha poucos centímetros, mas foi nomeado em homenagem ao gigantesco verme da areia Shai-Hulud

Representação artística do verme Shaihuludia shurikeni, que viveu há 500 milhões de anos (Foto: Rhiannon Lavine/Historical Biology/Divulgação)

Um verme marinho de 500 milhões de anos encontrado no norte de Utah, nos EUA, foi batizado em homenagem ao verme da areia dos livros e filmes Duna. O animal ancestral, que viveu nos oceanos durante o período Cambriano (541 milhões a 485,4 milhões de anos atrás), foi chamado de Shaihuludia shurikeni, inspirado nos vermes fictícios Shai-Hulud, que vivem nas areias de Arrakis, nos romances Duna.

“Sou um grande nerd e na época estava ficando muito empolgada com os filmes Duna”, comenta a pesquisadora Rhiannon LaVine, da Universidade de Chicago, nos EUA, uma das responsáveis pela descoberta, citada pelo site Live Science.

O nome da nova espécie também faz referência à palavra japonesa shuriken, estrela-ninja  ou arma de arremesso, devido às cerdas semelhantes a lâminas presentes no corpo do animal – conhecidas como chaetae, são comuns em anelídeos, os vermes segmentados.

Por meio de microscopia eletrônica de varredura, cientistas descobriram que se tratava de uma nova espécie de verme (Foto: Julien Kimmig et al./Historical Biology/Divulgação)

Os pesquisadores encontraram o fóssil enquanto escavavam em Spence Shale, uma espessa formação geológica ao longo da fronteira entre o norte de Utah e o sul de Idaho. O verme tinha de sete a oito centímetros de comprimento, ou “um pouco menor que um smartphone”, diz Rhiannon. Em contraste, os fictícios vermes da areia de Duna medem centenas de metros de comprimento.

“A primeira coisa que vimos foram as lâminas radiais que parecem estrelas ou flores”, comenta a pesquisadora. Inicialmente, a equipe não tinha certeza se o desenho em forma de flor realmente veio de uma criatura viva ou se era apenas um “estranho afloramento mineral”.

Para tirar a dúvida, o fóssil foi analisado com um microscópio eletrônico de varredura, que forneceu uma imagem detalhada da superfície do verme. Com isso, foi possível determinar que se tratava de uma nova espécie de anelídeo. O estudo com a descrição do achado foi publicado em abril deste ano na revista científica Historical Biology.

Gigantesco verme da areia Shai-Hulud, dos filmes Duna (Foto: Warner Bros./Reprodução)