busca

Ciência

Vídeo mostra animal marinho de corpo longo, que parece tubarão, tem cara de salamandra e consegue “caminhar”

Por João Paulo Martins  em 22 de julho de 2025

O curioso flagrante foi registrado na Grande Barreira de Corais, em Queensland

Vídeo mostra animal marinho de corpo longo, que parece tubarão, tem cara de salamandra e consegue “caminhar”
Internautas ficaram curiosos com essa espécie de peixe flagrada na Grande Barreira de Corais, na Austrália (Foto: Instagram / jacintashackleton / Reprodução)


Internautas estão intrigados com vídeo que mostra um animal marinho bastante curioso: ele possui barbatanas de tubarão, corpo comprido, cara de salamandra e é capaz de caminhar no leito do oceano.

O flagrante foi gravado pela bióloga marinha Jacinta Shackleton, durante uma viagem de pesquisa na costa de Queensland, na Austrália.

Apesar de parecer um peixe bizarro, ela filmou o tubarão dragona (Hemiscyllium ocellatum), que tem a incrível capacidade de se locomover no fundo do mar, usando suas nadadeiras peitorais e pélvicas.

“É por isso que são chamados de ‘tubarões que caminham’”, diz Jacinta Shackleton, citada pelo site da emissora estatal britânica BBC Wildlife.

A bióloga capturou o vídeo impressionante explorando um recife enquanto trabalhava no resort ecológico Lady Elliot Island, no sul da Grande Barreira de Corais da Austrália.

“Os tubarões são mais ativos ao amanhecer e ao anoitecer, pois é quando se alimentam. Esse provavelmente estava procurando comida”, comenta Jacinta, que pesquisava a espécie como parte de seus estudos na Universidade da Costa do Sol, em Queensland.

Vídeo mostra animal marinho de corpo longo, que parece tubarão, tem cara de salamandra e consegue “caminhar”
O tubarão dragona tem a capacidade de caminhar pelo fundo do mar em busca de presas enterradas na areia (Foto: Australian Museum / Reprodução)

Como explica a especialista, citada pela emissora, os tubarões dragona procuram comida no fundo do mar usando órgãos especializados do focinho, chamados “ampolas de Lorenzini”, que os ajudam a captar impulsos elétricos emitidos pelas presas.

“Esse acabou encontrando alguns vermes escondidos sob a areia”, revela Jacinta Shackleton.

Como explica a BBC Wildlife, as barbatanas especiais permitem que o tubarão dragona caminhe pelo fundo do mar, sobre corais e até mesmo por terra. Nesse caso, durante as marés baixas, a espécie se move entre poças nas rochas para se alimentar de pequenos peixes e invertebrados presos.