busca

Ciência

2025 OW: asteroide do tamanho de um avião passará “perto” da Terra na próxima segunda, dia 19 de julho

Por João Paulo Martins  em 24 de julho de 2025

Especialistas da Nasa esclarecem que esse tipo de aproximação é comum e não trará risco para nosso planeta

2025 OW: asteroide do tamanho de um avião passará “perto” da Terra na próxima segunda, dia 19 de julho
Asteroide 2025 OW passará “perto” da Terra a 1,6 vez a distância entre nosso planeta e a Lua (Foto: Copilot / Reprodução)

Um asteroide do tamanho de um avião, deve passar “perto” da Terra na próxima segunda-feira (28/7). Mas não há risco de colisão, pois trata-se de uma aproximação normal, segundo especialistas da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (National Aeronautics and Space Administration ou Nasa) dos EUA, ouvidos pela emissora americana ABC News.

O asteroide se chama 2025 OW e mede aproximadamente 64 m de comprimento, de acordo com a Nasa. Ele deve passar pela Terra a uma distância de aproximadamente 630.000 km – cerca de 1,6 vez a distância média até a Lua, de acordo com a agência espacial americana.

Embora esteja viajando a uma velocidade impressionante de 74.500 km/h, cientistas esclarecem que é normal que objetos passem pela nossa vizinhança, sem motivo para perder o sono.

“Isso é muito rotineiro”, diz o relações públicas do Laboratório de Propulsão a Jato (Jet Propulsion Laboratory ou JPL) da Nasa, Ian J. O’Neill, em entrevista à ABC News. “Se fosse uma ameaça, nós diríamos para vocês. Sempre publicaremos alertas em nosso blog de defesa planetária”, completa.

A passagem de rochas espaciais pela Terra é algo normal em nosso Sistema Solar, explica o especialista em asteroides Davide Farnocchia, do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Center for Near-Earth Object Studies ou CNEOS), da Nasa.

“Aproximações [como essa] acontecem o tempo todo. Simplesmente faz parte da estrutura do Sistema Solar”, comenta Farnocchia à ABC News.

Sua equipe costuma monitorar vários asteroides que atravessam nossa vizinhança toda semana. Eles estão observando cinco que passarão “perto” da Terra na próxima semana, apesar de apenas o 2025 OW ser grande o suficiente para se tornar alvo de pesquisa da Agência Espacial dos EUA. Mas sua órbita já é bem compreendida e não representa perigo.

“Sabemos exatamente onde ele estará. Provavelmente saberemos onde estará pelos próximos 100 anos”, revela Ian O’Neill.

Para quem acha que poderá acompanhar a passagem do asteroide na próxima segunda, inclusive de binóculo, Davide Farnocchia esclarece que o 2025 OW só estará visível nos telescópios.

“Para um objeto do tamanho de 2025 OW, embora aproximações possam ocorrer anualmente, um impacto real com a Terra só ocorreria aproximadamente a cada 10.000 anos”, observa Farnocchia.

No entanto, ele lembra que, em 2029, a aproximação do asteroide Apophis será um evento emocionante.