Ciência
2025 OW: asteroide do tamanho de um avião passará “perto” da Terra na próxima segunda, dia 19 de julho
Especialistas da Nasa esclarecem que esse tipo de aproximação é comum e não trará risco para nosso planeta

Um asteroide do tamanho de um avião, deve passar “perto” da Terra na próxima segunda-feira (28/7). Mas não há risco de colisão, pois trata-se de uma aproximação normal, segundo especialistas da Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (National Aeronautics and Space Administration ou Nasa) dos EUA, ouvidos pela emissora americana ABC News.
O asteroide se chama 2025 OW e mede aproximadamente 64 m de comprimento, de acordo com a Nasa. Ele deve passar pela Terra a uma distância de aproximadamente 630.000 km – cerca de 1,6 vez a distância média até a Lua, de acordo com a agência espacial americana.
Embora esteja viajando a uma velocidade impressionante de 74.500 km/h, cientistas esclarecem que é normal que objetos passem pela nossa vizinhança, sem motivo para perder o sono.
“Isso é muito rotineiro”, diz o relações públicas do Laboratório de Propulsão a Jato (Jet Propulsion Laboratory ou JPL) da Nasa, Ian J. O’Neill, em entrevista à ABC News. “Se fosse uma ameaça, nós diríamos para vocês. Sempre publicaremos alertas em nosso blog de defesa planetária”, completa.
A passagem de rochas espaciais pela Terra é algo normal em nosso Sistema Solar, explica o especialista em asteroides Davide Farnocchia, do Centro de Estudos de Objetos Próximos à Terra (Center for Near-Earth Object Studies ou CNEOS), da Nasa.
“Aproximações [como essa] acontecem o tempo todo. Simplesmente faz parte da estrutura do Sistema Solar”, comenta Farnocchia à ABC News.
Sua equipe costuma monitorar vários asteroides que atravessam nossa vizinhança toda semana. Eles estão observando cinco que passarão “perto” da Terra na próxima semana, apesar de apenas o 2025 OW ser grande o suficiente para se tornar alvo de pesquisa da Agência Espacial dos EUA. Mas sua órbita já é bem compreendida e não representa perigo.
“Sabemos exatamente onde ele estará. Provavelmente saberemos onde estará pelos próximos 100 anos”, revela Ian O’Neill.
Para quem acha que poderá acompanhar a passagem do asteroide na próxima segunda, inclusive de binóculo, Davide Farnocchia esclarece que o 2025 OW só estará visível nos telescópios.
“Para um objeto do tamanho de 2025 OW, embora aproximações possam ocorrer anualmente, um impacto real com a Terra só ocorreria aproximadamente a cada 10.000 anos”, observa Farnocchia.
No entanto, ele lembra que, em 2029, a aproximação do asteroide Apophis será um evento emocionante.