busca

Saúde

Ao menos 15 pessoas adquirem triquinose na Argentina após comerem carne de porco contaminada com verme

Por João Paulo Martins  em 09 de agosto de 2023

Toucinho e chouriço da marca argentina Don Andrés estavam contaminados com o verme do gênero Trichinella

Ao menos 15 pessoas adquirem triquinose na Argentina após comerem carne de porco contaminada com verme
(Foto: Freepik)

 

O governo da província de Buenos Aires, na Argentina, emitiu um alerta epidemiológico na última terça (8/8), após detectar 15 casos suspeitos de triquinose (verminose que afeta a carne de porco) nos municípios de Adolfo Alsina e Salliqueló.

Segundo o jornal argentino La Nacion, a medida foi decretada pelas secretarias de Saúde e Desenvolvimento Agrário, que orientaram os consumidores a não ingerir toucinho e chouriço (tipo de linguiça) da marca Don Andrés, produzidos pela empresa Salliqueló Agroindústria Los Andrés.

Análises de amostras dos dois produtos deram positivo para o verme Trichinella spiralis. De acordo com o jornal, até o momento, 29 pessoas teriam sido expostas às carnes contaminadas, e 15 desenvolveram sintomas.

Informações preliminares apontam que o toucinho e o chouriço da Don Andrés, contaminados com o verme encontrado no porco, foram distribuídos nas cidades de Daireaux, Hipólito Yrigoyen, Coronel Suárez, Saavedra, Tres Lomas, Trenque Lauquen, Púan, Rivadavia e Adolfo Alsina – todas na província de Buenos Aires.

As autoridades pedem que a população dessas localidades tome medidas preventivas e fique atenta aos sintomas. Considera-se “caso suspeito” de triquinose toda pessoa com histórico de ingestão de carne suína ou de animais silvestres e derivados até 45 dias antes do início dos sintomas, que incluem: febre, edema facial e/ou periorbital, mialgias (dores musculares), conjuntivite nos dois olhos e/ou diarreia, eosinofilia (excesso de glóbulos brancos no sangue) e/ou enzimas musculares elevadas.

Como lembra o La Nacion, a triquinose ou triquinelose é uma doença parasitária causada pelas larvas ou vermes adultos do gênero Trichinella, que afeta humanos, mamíferos domésticos e silvestres, aves e répteis. É uma zoonose transmitida ao homem pela ingestão de carne ou derivados de carne, crus ou mal cozidos, que contenham larvas.