Pela primeira vez, cientistas encontram manada de dinossauros na Itália

Por João Paulo Martins  em 04 de dezembro de 2021

Os 11 fósseis foram descobertos em Villaggio del Pescatore, na região de Trieste, que fazia parte do mar Mediterrâneo há 80 milhões de anos

Pela primeira vez, cientistas encontram manada de dinossauros na Itália
O esqueleto de Bruno, o maior dos fósseis de dinossauros descobertos perto de Trieste (Foto: Alfio Alessandro Chiarenza, Matteo Fabbri et ali./Scientific Reports/Divulgação)

De forma inédita, cientistas encontraram fósseis de uma manada de 11 dinossauros na Itália, incluindo o maior e mais completo esqueleto já encontrado no país.

Segundo o jornal britânico The Guardian, embora fósseis isolados tenham sido descobertos na Itália desde a década de 1990, os paleontólogos nunca haviam descoberto um grupo inteiro como na Villaggio del Pescatore, uma antiga pedreira de calcário perto da cidade portuária de Trieste, no nordeste do país.

Os restos fossilizados pertencem à espécie Tethyshadros insularis, que viveu há 80 milhões de anos e chegava a cerca de cinco metros de comprimento.

A descoberta foi publicada na última quinta (2/12) na revista científica Scientific Reports.

“A Itália não é conhecida pelos dinossauros e, embora tivemos alguns golpes de sorte no passado, agora descobrimos um rebanho inteiro num sítio arqueológico”, comenta o paleontólogo Federico Fanti, da Universidade de Bolonha, um dos autores do estudo, em entrevista ao periódico.

Villaggio del Pescatore tornou-se conhecida pelos dinossauros encontrados em 1996, após a descoberta de um esqueleto que os paleontólogos apelidaram de Antonio e inicialmente acreditaram ser uma “espécie anã”, lembra o The Guardian.

Mas as últimas descobertas contestam isso e mostram que Antonio era um jovem dinossauro que fazia parte da mesma manada. O maior dos restos fossilizados do grupo foi chamado de Bruno.

“Bruno é o maior e mais antigo do grupo e o mais completo esqueleto de dinossauro já encontrado na Itália. Sabíamos que o local possuía fósseis depois da descoberta de Antonio, mas até agora ninguém havia analisado”, diz Fanti ao jornal britânico.

Restos fossilizados de peixes, crocodilos, répteis voadores e até pequenos camarões também foram encontrados no local, que há 80 milhões de anos fazia parte do mar Mediterrâneo.

Alguns dos fósseis encontrados até agora em Villaggio del Pescatore estão em exibição no museu cívico de história natural em Trieste e serão expostos ao público em breve.