Por João Paulo Martins  em 16 de setembro de 2021

O animal do tipo hybodontiforme viveu há 168 milhões de anos onde hoje é a cidade de Jaisalmer, no Rajastão

Fóssil de nova espécie de tubarão ancestral é descoberto na Índia
Representação artística do Strophodus jaisalmerensis (Foto: Press Information Bureau of India/Divulgação)

Pesquisadores da agência indiana Geological Survey e do Instituto Indiano de Tecnologia em Roorkee descobriram uma nova espécie extinta de tubarão hybodontiforme na cidade de Jaisalmer, no estado do Rajastão.

Os hybodontiformes dominaram os ambientes marinhos e de água doce da Terra durante os períodos Triássico (entre 252 e 201 milhões de anos atrás) e Jurássico (entre 199 e 154 milhões de anos).

Segundo o jornal indiano The Indian Express, mais de 30 fragmentos fósseis de dentes foram coletados em Jaisalmer e ajudaram os cientistas a descobrir a idade do Strophodus jaisalmerensis, como a nova espécie foi chamada.

O tubarão viveu entre 160 e 168 milhões de anos atrás e é o primeiro registro do gênero Strophodus na Índia. A descoberta faz parte de um estudo publicado no início de setembro na revista científica Historical Biology.

Fóssil de nova espécie de tubarão ancestral é descoberto na Índia
Pedaços de dente do tubarão Strophodus jaisalmerensis que viveu há centenas de milhões de anos em Jaisalmer, na Índia (Foto: Press Information Bureau of India/Divulgação)

“A estrutura dos dentes era muito peculiar. Estudamos a coroa, suas cristas, bordas e, com base nos dentes molares, foi incluído no gênero Strophodus”, explica o pesquisador Sunil Bajpai, do Instituto Indiano de Tecnologia, um dos autores do estudo, citado pelo jornal.

Após compararem as características dos dentes a outras espécies extintas do gênero Strophodus, como S.magnus, S. smithwoodwardi, S. subreticulatus e S. reticulatus, os cientistas confirmaram que realmente pertencia a uma nova espécie.

“Especulamos que os tubarões hybodontiformes poderiam ter crescido até três metros de comprimento. Eles foram extintos há cerca de 65 milhões de anos, provavelmente devido à competição de outros peixes, incluindo tubarões modernos. É interessante notar que os dinossauros também foram extintos há 65 milhões de anos. Não está claro se essas duas extinções estão relacionadas”, comenta Bajpai ao The Indian Express.

O pesquisador lembra que a região de Jaisalmer, no Rajastão, é rica em fósseis marinhos, especialmente invertebrados. E no local em que foram encontrados só dentes do Strophodus jaisalmerensis também havia madeira fossilizada, sugerindo um ambiente costeiro rico em vegetação.

“Nossa nova espécie foi adaptada para ambientes marinhos, mas sabemos que hybodontiformes da Europa podiam viver em águas doces também. Novos estudos podem ajudar a desvendar a extinta vida marinha da região”, diz o pesquisador do Instituto Indiano de Tecnologia ao The Indian Express.