busca

Bizarrice

Por que os homens costumam levar a mão até o pênis ou ao saco, mesmo em público?

Por João Paulo Martins  em 23 de julho de 2025

Especialista revela hábito que pode chegar a ser feito 50 vezes por dia

Por que os homens costumam levar a mão até o pênis ou ao saco, mesmo em público?
Um levantamento de 2021 revelou que homens pode pegar no pênis ou no saco por até 50 vezes por dia (Foto: iStock)


Com certeza você já deve ter flagrado um homem levando a mão nas partes íntimas, certo? Mas por que isso acontece?

Uma pesquisa feita em 2021 pela empresa britânica de castanhas KP Nuts, em parceria com a ONG Movember, voltada à saúde masculina, ouviu 2.000 homens sobre o hábito de tocar o pênis ou o saco escrotal.

Como mostra a versão britânica do jornal Metro, 23% dos entrevistados disseram tocar as partes íntimas, pelo menos, 10 vezes por dia.

Incrivelmente, 1% disse que “verifica as bolas” nada menos que 50 vezes em 24 horas.

Mas qual o motivo para essa necessidade de levar a mão às partes íntimas?

O coach de performance e autor do guia “Body Language Decoder” (“Decodificador de Linguagem Corporal”, em tradução livre), Martin Brooks, falou ao jornal britânico The Times que essa tendência, como ele a vê, se resume a três fatores.

Primeiro, a necessidade de tocar o pênis ou o saco seria devido à energia nervosa. “Isso pode ser uma atividade de deslocamento [da mão] para dissipar a energia nervosa. Além disso, a ocitocina, o hormônio do amor, é liberado pelo contato físico. Às vezes, as pessoas fazem coisas como acariciar a barba para se confortar”, revela.

Para ele, a curiosa ação pública que deixaria qualquer um constrangido pode ser uma estranha combinação de dissipação da energia nervosa com o comportamento de autoconforto.

Em segundo lugar, Brooks acredita que, devido a uma mudança nas “normas sociais”, os jovens passaram a chamar a atenção para sua masculinidade de novas maneiras. Seria uma questão de “status’, como se quisessem dizer: “É isso que está na minha cabeça”.

O especialista revela ao jornal que o terceiro motivo é mais simples: rebeldia. “Antes, as pessoas fumavam e não era necessariamente porque gostavam, mas como forma de dizer aos mais velhos: ‘Faço o que eu quiser’”. O mesmo aconteceria com o ato de colocar a mão no pênis ou no saco, mesmo em público.

O escritor e professor de Sociologia na Universidade de Kent, no Reino Unido, Frank Furedi concorda com o especialista: “Acredito que eles fazem isso por conforto e para mostrar que estão à vontade em relação às relações sexuais. Agora há menos pressão para manter as mãos fora das calças", comenta ao The Times.