busca

Brasil

Fotógrafo faz raro registro de ovo de tubarão em Fernando de Noronha

Por João Paulo Martins  em 27 de agosto de 2021

A curiosa imagem foi compartilhada no Instagram e mostra um ovo ainda fresco da espécie tubarão-lixa

Fotógrafo faz raro registro de ovo de tubarão em Fernando de Noronha
O ovo de tubarão ou “cápsula de sereia” foi descoberto a 10 m de profundidade (Foto: Instagram/ciliares/Reprodução)

Uma imagem curiosa foi registrada na última quinta (26/8) no arquipélago de Fernando de Noronha (PE) pelo mergulhador profissional e fotógrafo subaquático Renato Magalhães. Compartilhada no perfil Ciliares, do Instagram, a foto é um raro registro de ovo de tubarão.

“Se tem uma coisa que já sabemos é que o fundo do mar nos reserva surpresas e coleciona curiosidades, né? Mas alguém já tinha visto um ovo de tubarão? Ou melhor, vocês sabiam que tubarões colocam ovos?”, diz o texto da empresa de fotos e vídeos na publicação divulgada na rede social.

De acordo com o portal de notícias G1, o ovo é da espécie tubarão-lixa e foi capturado próximo à ilha Rata a 10 m de profundidade. “Eu estava fazendo fotos do mergulho de batismo dos turistas e fiquei feliz porque encontrei a chamada cápsula de sereia, que é o ovo de tubarão. Achei divertido encontrar uma coisa diferente no mar”, diz Renato ao portal da Globo.

Fotógrafo faz raro registro de ovo de tubarão em Fernando de Noronha
(Foto: Instagram/ciliares/Reprodução)

Claro que o ovo já estava sem o tubarãozinho. Como explica o engenheiro de pesca Leonardo Veras, ouvido pelo G1, o peixe deve ter nascido poucas horas antes do registro. Além disso, em 31 anos de carreira, ele nunca havia tocado num ovo ainda fresco.

O especialista explica que o tubarão-lixa põe ovos como uma galinha, mas, ao contrário da ave, a gestação do filhote ocorre dentro da fêmea que, na hora da eclosão, expele tanto o ovo quanto o tubarãozinho – é o que a biologia chama de ovovivíparo.

O perfil Ciliares também comenta no Instagram que nem todos os tubarões colocam ovos e que alguns são ovíparos, ou seja, os filhotes são “chocados” fora do corpo da mãe até eclodirem.

Fotógrafo faz raro registro de ovo de tubarão em Fernando de Noronha
O tubarão-lixa é ovovivíparo, ou seja, os ovos são chocados dentro da fêmea (Foto: Wikimedia/Creative Commons)