Por João Paulo Martins  em 26 de agosto de 2021

Os fósseis do curioso animal foram descobertos no Egito e representam uma nova espécie, que recebeu o nome de Phiomicetus anubis

Conheça a baleia quadrúpede que viveu há 43 milhões de anos
Representação artística da baleia Phiomicetus anubis, que viveu há 43 milhões de anos (Foto: Robert W. Boessenecker/Proceedings of the Royal Society B/Reprodução)

Estudo publicado na última quarta (25/8) na revista científica Proceedings of the Royal Society B  traz uma incrível descoberta no Egito: cientistas encontraram uma nova espécie de baleia quadrúpede que viveu há cerca de 43 milhões de anos.

O fóssil do anfíbio Phiomicetus anubis, que recebeu esse nome em homenagem ao deus egípcio dos mortos Anúbis, foi encontrado originalmente num deserto do nordeste do Egito.

Como seu crânio se assemelha ao de um chacal, canídeo parente dos lobos e coiotes, acabou recebendo o nome do deus Anúbis, que era representado como um homem com cabeça de chacal.

Como mostra a emissora estatal britânica BBC, esses ancestrais das baleias modernas surgiram a partir de mamíferos terrestres semelhantes a veados que viveram por 10 milhões de anos.

Conheça a baleia quadrúpede que viveu há 43 milhões de anos
Os ossos do P. anubis, que recebeu o nome do deus egípcio dos mortos Anubis, que é representado com cabeça de chacal (Foto: Hesham Sallam/Proceedings of the Royal Society B/Reprodução)

Pesando cerca de 600 kg e com três metros de comprimento, o Phiomicetus anubis tinha mandíbulas fortes para pegar as presas, informa a emissora. A baleia ancestral também era capaz de andar na terra.

O esqueleto parcial foi encontrado numa depressão da região de Fayum, no Egito, e analisado por cientistas da Universidade de Mansoura, no Cairo, capital egípcia. Embora essa área atualmente seja desértica, ela já foi coberta pelo mar e, por isso, é uma rica fonte de fósseis.

Embora essa não seja a primeira descoberta de um fóssil de uma baleia quadrúpede, os cientistas acreditam que o Phiomicetus anubis seja o animal semiaquático mais antigo a ser descoberto na África.

De acordo com a BBC, as primeiras baleias teriam se desenvolvido no sul da Ásia há cerca de 50 milhões de anos.