Estudo espanhol aponta a possibilidade de existirem quatro civilizações extraterrestres na Via Láctea

Por João Paulo Martins  em 03 de junho de 2022

De autoria do cientista Alberto Caballero, o polêmico estudo cruzou dados de invasões humanas e número de exoplanetas para verificar a possibilidade de vida inteligente fora da Terra

Segundo o pesquisador Alberto Caballero, da Universidade de Vigo, na Espanha, a Via Láctea pode conter quatro civilizações extraterrestres que podem trazer risco potencial para a Terra. Essa afirmação consta de um estudo publicado (ainda não revisado) em 6 de maio no periódico International Journal of Astrobiology.

Segundo o jornal americano New York Post, o cientista espanhol tomou como base o famoso sinal de rádio “Wow!”, descoberto em 1977 pelo radiotelescópio da Universidade Estadual de Ohio. Na verdade, trata-se de uma estranha rajada rápida de rádio (fast radio burst) com duração de um minuto que pode ter se originado de uma estrela parecida com o Sol, localizada a 1.800 anos-luz da Terra, de acordo com Caballero.

Curiosamente, o “Wow!” é considerado o melhor sinal candidato a ter origem extraterrestre desde que os humanos começaram a procurar por esse tipo de vestígio há mais de 60 anos.

O problema é que a pesquisa recém-publicada ainda não foi revisada por outros astrônomos e é considerado um “experimento mental”, segundo o New York Post.

No artigo, o espanhol pele que cientistas do projeto Meti ou “Mensagens de Inteligência Extraterrestre” (Messaging Extraterrestrial Intelligence) tenha cuidado ao enviar sinais para fora do Sistema Solar, pois isso poderia provocar uma “invasão alienígena”.

Ainda assim, Alberto Caballero admite que as chances de extraterrestres acabarem com a espécie humana são quase as mesmas de o planeta ser destruído por um “asteroide apocalíptico”, informa o jornal americano. Ele lembra que tal evento ocorre uma vez a cada 100 milhões de anos, então os humanos estão provavelmente seguros por enquanto.

Na estrutura do estudo, o pesquisador da Universidade de Vigo usou dados de “invasões” dos próprios humanos a outros países nos últimos 50 anos. Em seguida, cruzou essa informação com o número de exoplanetas conhecidos em nossa galáxia, que é estimado em 15.785.

Usando a frequência de conflitos humanos (que diminuiu nos últimos 50 anos à medida que a tecnologia avançou) e aplicando Matemática ao espaço sideral, Caballero estima que pode haver quatro civilizações alienígenas “maliciosas”.

“Fiz o artigo baseado apenas na vida como a conhecemos. Nós não conhecemos a mente dos extraterrestres. Uma civilização extraterrestre pode ter um cérebro com uma composição química diferente e pode não ter nossa empatia ou ter mais comportamentos psicopatológicos”, comenta o cientista, citado pelo New York Post.