busca

Bizarrice

VÍDEO: brasileiro filma dezenas de tubarões cabeça-chata em rio na Austrália

Por João Paulo Martins  em 31 de janeiro de 2023

Os animais estavam no rio que passa pela cidade de Brisbane, no estado australiano de Queensland

VÍDEO: brasileiro filma dezenas de tubarões cabeça-chata em rio na Austrália
Paulo Baleeiro filmou vários tubarões da espécie cabeça-chata (dir.) de seu apartamento às margens do rio Brisbane (Fotos: Facebook/paulo.baleeiro.3/Reprodução e Wikimedia/Albert Kok/Creative Commons)

 

Flagrar um tubarão no mar já deixa qualquer um assustado, imagine, então, ver dezenas deles em um rio? Uma cena inusitada foi registrada por um morador de Brisbane, no estado de Queensland, na Austrália: do alto de seu apartamento, filmou dezenas de tubarões cabeça-chata (Carcharhinus leucas) nadando no rio que passa pela cidade.

Segundo a emissora australiana ABC News, é normal encontrar essa espécie no rio Brisbane, especialmente entre a foz no oceano Pacífico e a região de Ipswich.

A gravação que está circulando nas redes sociais foi registrada pelo brasileiro Paulo César Baleeiro no último domingo (29). Ele é pesquisador da Universidade de Queensland e flagrou cerca de 20 tubarões cabeça-chata a partir de seu apartamento que fica no 22º andar, na beira do rio, no centro da cidade.

“Ouvi outras pessoas no meu prédio dizendo que já os viram antes. Eu sempre quis ver, mas achava que o rio estava um pouco lamacento para avistá-los. Dava para ver as pessoas andando sem perceber os tubarões, mas eu podia vê-los claramente”, conta o brasileiro, que é natural de Cuiabá (MT), citado pela emissora australiana.

O vídeo é um registro fantástico, mas não incomum, de acordo com a pesquisadora Bonnie Holmes, especializada em tubarões, que trabalha na Universidade da Costa do Sol (University of the Sunshine Coast), na Austrália.

“Esses animais estão lá o tempo todo. Só que, nesse caso específico, eles se tornaram um pouco mais visíveis. Como, agora, as pessoas vivem em arranha-céus e todo mundo tem um telefone ou uma câmera, estamos capturando mais dessas imagens”, comenta a pesquisadora à ABC News.

O diferencial do registro feito por Paulo César Baleeiro é que são dezenas de tubarões.

“O que é incomum é que nem todo mundo os vê se agrupando assim e pode haver várias razões para isso. Pode ser que haja um monte de comida. Também não tivemos nenhum tipo de chuva significativa, então pode haver um pouco de água salgada que também subiu o rio”, explica Bonnie Holes.

A pesquisadora lembra que o cabeça-chata é comum no rio Brisbane, mas as interações com eles são bastante raras.

“Muitas vezes você simplesmente não sabe que eles estão lá e eles não vão incomodá-lo. É muito raro que uma interação realmente ocorra”.