busca

Bem-Estar

Substitutos do sal ajudam no controle da pressão arterial, diz estudo

Por João Paulo Martins  em 30 de agosto de 2021

Pesquisadores descobriram que usar produto com 70% de cloreto de sódio e 30% de cloreto de magnésio pode reduzir em 14% o risco de derrame

Substitutos do sal ajudam no controle da pressão arterial, diz estudo
(Foto: Freepik)

Substituir o sal comum (cloreto de sódio) por um equivalente, como o cloreto de potássio (não indicado para quem tem problemas renais), pode ajudar a prevenir milhares de derrames e ataques cardíacos, sugere estudo publicado no último domingo (29/8) no periódico científico New England Journal of Medicine.

Os substitutos do sal de cozinha estão disponíveis nos supermercados e costumam ter o mesmo gosto do cloreto de sódio. Eles costumam ser associados à redução da pressão arterial, mas a pesquisa recente é a primeira a mostrar uma ligação clara entre esses “salgantes” e a redução das taxas de ataques cardíacos e derrames, diz o jornal britânico The Times.

O estudo sugere que o risco de derrame foi reduzido em até 14% em adultos com histórico de hipertensão. Ele analisou 21.000 voluntários de 600 vilarejos da China que haviam sofrido derrame ou que tinham mais de 60 anos e hipertensão, revela o periódico.

Um grupo de participantes recebeu substituto do sal contendo 70% de cloreto de sódio e 30% de cloreto de potássio. Outro grupo continuou usando sal de cozinha normal – 100% cloreto de sódio. Todos foram acompanhados por cerca de cinco anos e mais de 3.000 tiveram derrame, conforme o estudo.

Como mostra o The Times, os chineses que ingeriram o substituto do sal apresentaram 14% menos risco de derrame e 13% menos problemas cardiovasculares, incluindo ataques cardíacos. Durante a pesquisa, o risco de morte por qualquer causa foi reduzido em 12%.

A pressão arterial sistólica (coração bombeando sangue) do grupo de intervenção caiu, em média, cerca de 3,3 mmHg. O jornal britânico salienta que o substituto do sal não foi associado a um risco aumentado de hipercalemia, excesso de potássio no sangue.

É importante dizer que o estudo avaliou apenas chineses, que possuem um hábito alimentar diferente do ocidental, que possui muito mais sódio agregado às refeições, como as carnes processadas.

Mesmo assim, os especialistas, citados pelo The Times, afirmam que se os consumidores mudassem para substitutos do sal, poderiam esperar um impacto significativo na saúde do sistema cardiovascular.