busca

Bem-Estar

EUA: Walmart faz recall de aromatizador com bactéria perigosa

Por João Paulo Martins  em 22 de outubro de 2021

O produto usado para aromatizar ambientes foi contaminado pela Burkholderia pseudomallei, que pode causar melioidose, uma doença grave e até fatal

EUA: Walmart faz recall de aromatizador com bactéria perigosa
O aromatizador da Better Homes and Gardens foi contaminado pela bactéria Burkholderia pseudomallei (Foto: CNN/Reprodução)

 

Depois das cebolas importadas contaminadas com Salmonella, agora é a vez da rede americana de supermercados Walmart fazer recall de um aromatizador de ambiente que contém uma bactéria perigosa, que pode causar sérios problemas de saúde, informa a emissora americana CNN.

A empresa está recolhendo 3.900 frascos do spray de óleo essencial e pedras preciosas da marca Better Homes and Gardens. Os frascos podem conter a bactéria Burkholderia pseudomallei, que pode causar uma doença chamada melioidose, que é difícil de diagnosticar e pode ser fatal, alerta a emissora.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos EUA, a melioidose é uma condição rara com cerca de 12 casos relatados anualmente em solo americano. Ela pode apresentar três formas: pneumonia necrosante (mais comum); sepse (falência de órgãos); e infecção com pus.

O CDC conduziu testes no aromatizador e está investigando quatro casos confirmados de melioidose, incluindo dois fatais nos Estados Unidos, informa a CNN.

Embora a origem dessas quatro infecções não tenha sido confirmada pelo CDC, um frasco do produto com o mesmo tipo de bactéria foi encontrado na casa de um dos indivíduos que morreram da doença bacteriana.

O spray aromatizador custa US$ 4 (R$ 22,60) e o lote contaminado foi vendido nas cerca de 55 lojas do Walmart em todo o país e pela internet entre fevereiro e outubro de 2021.

Os Centros de Controle e Prevenção de Doenças pedem que os consumidores parem de usar o produto imediatamente e são aconselhados a não abrir a garrafa ou descartá-lo no lixo comum, mas devolvê-lo ao supermercado dentro de uma embalagem lacrada.