busca

Bem-Estar

Estudo associa altos níveis de ômega-3 no sangue a pulmões mais saudáveis

Por João Paulo Martins  em 21 de agosto de 2023

Cientistas descobriram que níveis mais altos de ácidos graxos do tipo ômega-3 no sangue foram associados a um menor declínio da função pulmonar

Estudo associa altos níveis de ômega-3 no sangue a pulmões mais saudáveis
Peixes gordurosos como salmão são ricos em ácidos graxos do tipo ômega-3 (Foto: Freepik)

 

Ácidos graxos do tipo ômega-3, que são abundantes em peixes e em sementes, como linhaça, podem gerar benefícios para a saúde dos pulmões, de acordo com estudo publicado em junho deste ano no periódico científico American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.

“Sabemos muito do papel do ômega-3 no câncer e em doenças cardiovasculares, mas seu papel na prevenção de doença pulmonar crônica é pouco estudado. Este estudo acrescenta evidências crescentes de que esses ácidos graxos, que fazem parte de uma dieta saudável, também podem ser importantes para a saúde pulmonar”, diz a pesquisadora Patricia A. Cassano, da Universidade de Cornell, nos Estados Unidos, uma das autoras do estudo, citada pelo site dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA.

Para entender essa questão, os cientistas realizaram uma pesquisa em duas partes para investigar a relação entre os níveis de ômega-3 no sangue e a função pulmonar ao longo do tempo. Na primeira parte, observacional, foram analisados dados de 15.063 americanos que participaram do estudo NHLBI Pooled Cohorts – uma coleção de pesquisas sobre risco individual para doença pulmonar crônica.

Os voluntários eram geralmente saudáveis quando o estudo começou, e a maioria não apresentava evidência de doença pulmonar crônica. Eles compreendiam um grupo racialmente diversificado, com idade média de 56 anos, e 55% eram do sexo feminino. O acompanhamento se deu durante sete a 20 anos.

Essa primeira parte mostrou que níveis mais altos de ácidos graxos do tipo ômega-3 no sangue foram associados a um menor declínio da função pulmonar. Os cientistas observaram que esses benefícios foram mais fortes para o ácido docosahexaenóico (DHA), um tipo de ômega-3 muito comum em peixes gordurosos, como salmão, atum e sardinha. O DHA também está disponível no mercado como suplemento – deve ser consumido sob orientação médica.

Na segunda parte do estudo recém-publicado, foram analisados dados genéticos de mais de 500.000 europeus participantes do UK Biobank. Os pesquisadores usaram marcadores genéticos no sangue como indicadores dos níveis de ômega-3 na dieta e, a partir disso, entender a relação com a saúde dos pulmões. Os resultados mostraram que níveis mais altos desse ácido graxo – incluindo DHA – foram associados a uma melhor função pulmonar.

Como alerta o site dos Institutos Nacionais de Saúde dos EUA, a pesquisa atual só incluiu adultos saudáveis. Porém, está sendo realizado um estudo chamado COPDGene para examinar a relação entre o ômega-3 e a saúde dos pulmões em pacientes com doença pulmonar obstrutiva crônica ou DPOC, incluindo quem fuma demais.

Para quem quer se manter saudável, a recomendação é que se coma, pelo menos, duas porções de peixe por semana. Além dos pescados e do suplemento de óleo de peixe, outras fontes de ácidos graxos do tipo ômega-3 incluem nozes, sementes e óleos vegetais.