Sistema exoplanetário com 3 planetas, incluindo super-Terra, é descoberto por espanhóis

Por João Paulo Martins  em 26 de julho de 2021

Cientistas do Observatório Astronômico de Albanyà revelam que dois exoplanetas são parecidos com Netuno e orbitam uma estrela anã vermelha

O Observatório Astronômico de Albanyà, em Girona, na Espanha, descobriu um sistema multiplanetário chamado TOI-1749 e formado por três planetas, dois “tipo Netuno” e uma super-Terra, após dois anos de pesquisa em parceria com os cientistas do programa Transiting Exoplanet Survey Satellite (TESS ou Satélite de Pesquisa de Transição de Exoplanetas), do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT, na sigla em inglês) e da Nasa.

Conforme matéria publicada nesta segunda (26/7) no jornal espanhol El Periódico, os três planetas orbitam uma estrela anã vermelha (tipo M), a 326 anos-luz de distância do nosso Sistema Solar.

Dados futuros fornecidos pelo telescópio espacial James Webb, da Nasa, que entrará em órbita em outubro deste ano, deverão ajudar a verificar a possibilidade da presença de formas de vida nesses planetas.

“Esperamos que alguns desses locais únicos sejam, no futuro, a confirmação de que não estamos sozinho no Universo”, comenta o astrônomo Pere Guerra, do observatório de Albanyà, citado pelo jornal espanhol.

Ainda segundo o cientista, a descoberta contribui para o melhor conhecimento da demografia dos sistemas planetários da Via Láctea.

A descoberta, de acordo com o El Periódico, foi coordenada por pesquisadores do Instituto Komaba de Ciências de Tóquio, no Japão, com a participação de outras instituições como o Instituto de Astrofísica das Canárias, na Espanha.

Vale lembrar que a missão do programa TESS é “varrer o céu” em busca de sinais de possíveis exoplanetas em transição, ou seja, que orbitam estrelas.