busca

Saúde

Efeito bizarro: olhos de bebê tailandês mudam de cor após uso de remédio para covid-19

Por João Paulo Martins  em 05 de setembro de 2023

A criança recebeu tratamento com o antiviral favipiravir, por 18 dias, e suas córneas mudaram de castanho-escuro para azul índigo

Efeito bizarro: olhos de bebê tailandês mudam de cor após uso de remédio para covid-19
A cor dos olhos do menino tailandês voltou a ser castanho-escuro com o fim do tratamento da covid-19 (Foto: Jiravisitkul et al. 2023/Frontiers in Pediatrics/Divulgação)

 

Um caso bizarro de efeito colateral de remédio está chamando a atenção em todo o mundo: um bebê de 6 meses, na Tailândia, teve a cor dos olhos modificada após adquirir covid-19 e ser tratado com o antiviral favipiravir. Esse caso foi relatado em estudo publicado em abril deste ano na revista científica Frontiers in Pediatrics.

Como explica o site americano LiveScience, o favipiravir é indicado para matar uma variedade de vírus, incluindo Influenza e Ebola, impedindo que o micro-organismo seja capaz de replicar seu material genético. Funciona em especial com vírus de RNA; à medida que os vírus fazem cópias do seu RNA, o medicamento insere-se nas moléculas em crescimento e causa mutações.

No início de 2020, o medicamento foi aprovado na China para tratar a covid-19, uma vez que o novo coronavírus (SARS-CoV-2), se reproduz com base no RNA. Desde então, vários países – incluindo Índia, Japão e Tailândia – autorizaram o uso do remédio para tratar a infecção. O favipiravir é o principal antiviral administrado a crianças infectadas com SARS-CoV-2 na Tailândia.

Os efeitos colaterais mais comuns incluem diarreia, queda nos níveis de glóbulos brancos no sangue e aumento de ácido úrico, que, se não for tratado, pode causar náuseas e formação de pedras nos rins.

A mudança na cor dos olhos, como no caso do bebê tailandês, que tinha a córnea castanho-escuro e passou para azul índigo, foi relatada pela primeira vez em dezembro de 2021, quando um homem de 20 anos teve os olhos castanhos modificados para azuis um dia após ter tomado favipiravir.

De acordo com o LiveScience, no caso publicado recentemente, o menino foi levado a um hospital na Tailândia depois de apresentar febre e tosse. Após testar positivo para covid-19, recebeu comprimidos de favipiravir e também um xarope contendo o medicamento.

Apenas 18 horas, a mãe notou que os olhos do bebê passaram a ter um tom azulado à luz do sol. Ao examinar a criança, os médicos descobriram um acúmulo de pigmento azul em ambas as córneas.

O menino recebeu favipiravir por três dias, após os quais os sintomas da covid-19 melhoraram. O médico então interrompeu o tratamento devido à estranha mudança de cor nos olhos da criança. Cinco dias após a interrupção da ingestão do antiviral, os olhos do bebê voltaram à cor natural, castanho-escuro.

Os cientistas afirmam na pesquisa que a mudança na cor dos olhos “pode ser devida ao medicamento, aos seus metabólitos ou a componentes adicionais do comprimido, como dióxido de titânio e óxido férrico amarelo”. Eles explica que, nos testes em laboratório, os comprimidos de favipiravir se mostraram fluorescentes sob luz ultravioleta. Então pode ser que os componentes fluorescentes do medicamento acabem se acumulando em diferentes tecidos do organismo.