Saúde
Moradora do Texas, nos EUA, diz que o “Dr. Google” salvou a vida do filho dela
Após receber um triste diagnóstico, Casey Daniel usou o buscador do Google para encontrar uma solução
Quem nunca usou o buscador Google para descobrir a causa de determinado sintoma? Especialistas já alertaram inúmeras vezes sobre o risco de se basear em “diagnósticos on-line”. Porém, uma mãe do Texas, nos Estados Unidos, diz que a vida de seu filho foi salva graças a uma busca que fez no Google.
Segundo a emissora americana WWNY 7News, o pequeno Witten Daniel, de 6 anos, morador de Lubbock, foi hospitalizado no início deste ano após desenvolver complicações graves devido ao que os médicos inicialmente pensaram ser uma gripe.

Em poucas horas, ele perdeu a capacidade de andar, falar e até mesmo de respirar sozinho.
Sua mãe, Casey Daniel, citada pela emissora, contou que os médicos que o atenderam diagnosticaram Witten com malformação cavernosa, ou cavernoma, ou angioma cavernoso. Esse é um tipo raro de aglomerado de vasos sanguíneos que gerou sangramento no tronco cerebral da criança.
A equipe médica disse à mãe que não havia muito mais a ser feito pelo menino.
“Não há palavras para descrever o quão horrível é ver seu filho nesse tipo de condição”, contou Casey Daniel à WWNY 7News.
Após o diagnóstico, e recusando acreditar que não havia nada que pudesse ser feito, a mãe de Witten usou o celular para pesquisar no Google opções de tratamento.
Essa busca a levou ao neurocirurgião Jacques Morcos, da Houston's Health University (UTHealth) Houston, especialista em cavernoma da Universidade de Saúde de Houston, no Texas (EUA).
“Olhei as imagens [dos exames do garoto] e pensei que poderia ajudar. Então, disse: ‘vamos transferi-lo para cá’”, revelou o médico à emissora americana.
Em poucos dias, Witten voou para Houston para a cirurgia arriscada, realizada por Jacques Morcos e pelo neurocirurgião pediátrico Manish Shah.
A operação durou quatro horas e foi um sucesso.
O menino voltou para casa em Lubbock após a operação bem-sucedida. Ele pôde comemorar seu sétimo aniversário, começar a segunda série e até voltou a jogar beisebol.