busca

Ciência

Gatos reconhecem os nomes de outros felinos da casa e até dos donos, afirma estudo

Por Da Redação  em 23 de abril de 2022

Cientistas não sabem explicar como os pets memorizam os nomes, mas acreditam que tem a ver com competição por comida

Gatos reconhecem os nomes de outros felinos da casa e até dos donos, afirma estudo
(Foto: Freepik)

 

Esta notícia deve agradar quem gosta de gatos: cientistas descobriram, pela primeira vez, que os felinos domesticados de fato conseguem reconhecer o nome de seus donos. Até agora, sabia-se apenas que os gatos entendiam os próprios nomes, mas permanecia um mistério se eles entendiam os nomes daqueles ao seu redor.

Em estudo publicado dia 14 de abril na revista científica Scientific Reports, pesquisadores japoneses procuraram descobrir se os gatos conhecem os nomes de outros felinos e dos tutores.

Como mostra o jornal britânico The Telegraph, no primeiro experimento, um total de 48 gatos foram recrutados (29 viviam em um café e 19 eram pets) e deviam observar a imagem de um gato conhecido por eles. Ao mesmo tempo, uma pessoa desconhecida diria o nome verdadeiro do felino representado na foto e outro nome completamente diferente.

As reações dos animais foram rastreadas para ver se apresentavam confusão, quando era dito o nome incorreto, e se ficavam olhando para a imagem por mais tempo, intrigados com a incompatibilidade. Isso, dizem os cientistas, citados pelo jornal britânico, seria um “sinal claro de que o gato sabe o nome real do animal retratado”.

“Os gatos domésticos prestaram atenção no monitor por mais tempo quando o nome errado foi chamado, indicando um ‘efeito de violação de expectativa’”, escrevem os pesquisadores no estudo.

O experimento foi então repetido, mas com fotos dos donos de 26 gatos recém-recrutados que participaram da segunda etapa da pesquisa japonesa.

“Este estudo fornece evidências de que os gatos ligam o nome de um companheiro e o rosto correspondente sem treinamento explícito”, dizem os cientistas.

O reconhecimento foi mais efetivo com as imagens de felinos conhecidos do que com humanos, mas os pesquisadores estão confiantes de que os gatos têm alguma capacidade de aprender os nomes de seus donos.

Vários fatores influenciam a probabilidade de um pet lembrar o nome de seus tutores, incluindo o tamanho da família em que vive e há quanto tempo está nela. Quanto maior a família e quanto mais tempo eles estão com o grupo, mais provável é que eles se lembrem de um nome, revela o The Telegraph.

Mas, embora os especialistas estejam confiantes de que mostraram que os gatos têm um talento especial para nomes, eles ainda não sabem como isso é aprendido.

“Descobrimos que os gatos reconhecem pelo menos o nome de um felino companheiro e possivelmente o nome de um membro da família humana. Pode-se perguntar que motivo os gatos têm para lembrar nomes. Uma explicação possível tem a ver com a concorrência. Por exemplo, um gato pode receber comida quando o dono chama seu nome, mas não quando chama o nome de outro animal. O fato de humanos provavelmente não competirem com gatos pode explicar a associação mais fraca”, explicam os pesquisadores.