Cientistas podem ter encontrado o “elo perdido” do cão doméstico

Por João Paulo Martins  em 08 de março de 2021

Fósseis de cachorros, lobos e raposas achados em caverna da Alemanha indicam o período em que os humanos teriam domesticado os caninos

Cientistas podem ter encontrado o “elo perdido” do cão doméstico

Um conjunto de fósseis de caninos encontrados na caverna conhecida como Gnirshöhle, no sudoeste da Alemanha, possui uma diversidade genética tão surpreendente que pode explica a domesticação dos cachorros: do lobo selvagem ao cão moderno.

De acordo com o estudo publicado na última quinta (4/3) no jornal científico Scientific Reports, a idade das espécies representadas pelos ossos, que incluem cães, lobos e raposas, anterior a quase 60 outros caninos conhecidos que viveram há 14.000 e 3.000 na Europa.

Além disso, os cientistas realizaram a reconstrução do DNA mitocondrial e parece corresponder à variação coletiva de quase todos os caninos antigos encontrados até hoje na região de Hegau Jura, que abriga inúmeras cavernas que foram ocupadas por humanos há cerca de 17.000 a 12.000 anos.

Avaliando os fósseis

Estudando a morfologia e genética dos ossos de Gnirshöhle, os pesquisadores conseguiram entender melhor como se deu a domesticação dos cachorros.

“Curiosamente, um estudo recente com foco na análise de genomas nucleares de vários cães antigos sugere uma única origem dos pets modernos, mas falha em fornecer uma localização geográfica para tal evento. Embora não possamos abordar a questão da singularidade do evento de domesticação, nossos resultados apoiam a hipótese de que o Hegau Jura foi um centro potencial da domesticação do lobo europeu”, afirmam os pesquisadores no estudo recém-publicado.

Os cães são geralmente considerados os animais domesticados mais antigos da história humana, mas os detalhes sobre onde, quando e por que isso aconteceu ainda são desconhecidos.

Como mostra o site especializado Science Alert, alguns estudos genéticos recentes sugerem que os cachorros foram domesticados na mesma época na Europa e na Ásia, antes de se cruzarem mais tarde. Análises genômicas posteriores discordam, apontando para uma origem única na Europa.

A descoberta dos fósseis em Gnirshöhle é incapaz de encerrar esse debate, mas a diversidade genética sugere que os primeiros humanos que viveram nessa caverna domesticaram e criaram várias linhagens de lobos.

Comparando os haplótipos (blocos de DNA transmitidos entre descendentes) de cães e lobos, os autores conseguiram identificar uma data para o último ancestral comum, cerca de 135.000 anos atrás, no final do período Pleistoceno.

Ainda assim, os pesquisadores salientam que essa data não representa a separação entre as populações de lobos e cachorros, “nem o início real da domesticação”.