Cães domésticos atuais são descendentes de dois tipos de lobos, revela estudo

Por João Paulo Martins  em 30 de junho de 2022

Até então, a teoria mais aceita era de que os cachorros que temos hoje seriam originados da domesticação dos lobos-cinzentos

Cães domésticos atuais são descendentes de dois tipos de lobos, revela estudo

Todo mundo sabe que o cão doméstico é uma evolução do lobo-cinzento, mas um estudo publicado na última quarta (29/6) na revista científica Nature, pode revolucionar essa ideia ao sugerir que nossos companheiros peludos surgiram não apenas de uma população de ancestrais selvagens, mas de duas.

Os cachorros foram os primeiros animais a serem domesticados pelos humanos, entre 15.000 e 30.000 anos atrás, quando nossa espécie se tornara caçadora-coletora.

“A maioria dos outros animais foi domesticada após o advento da agricultura. Acho muito fascinante que os humanos na era do gelo tenham saído e formado esse relacionamento com um predador feroz”, comenta o pesquisador Anders Bergström, do Instituto Francis Crick, do Reino Unido, principal autor do estudo, citado pelo jornal britânico The Guardian.

Mas como ocorreu o processo de evolução e domesticação ainda não está claro. “Não sabemos onde aconteceu, qual foi o grupo humano que fez isso, se ocorreu uma ou várias vezes e assim por diante. Então continua sendo um dos grandes mistérios da pré-história humana”, comenta o cientista ao periódico.

Outras pesquisas investigaram o “quebra-cabeça” da evolução dos cachorros domésticos, mas sugeriam que os lobos foram domesticados de forma independente na Ásia e na Europa, e apenas uma dessas ações contribuiu para a ancestralidade dos cães modernos.

“Uma descoberta chave do nosso estudo, por outro lado, é que os cães têm ascendência dupla”, afirma Bergström.

Junto dos colegas, o pesquisador analisou 72 DNA’s de lobos antigos que viveram há 100.000 anos na Europa, Sibéria e América do Norte – 66 desses genomas foram sequenciados pela primeira vez. A equipe comparou os genes dos cães primitivos e modernos.

Segundo o The Guardian, os resultados revelam que, em geral, os cachorros são geneticamente mais semelhantes aos antigos lobos siberianos, que, curiosamente, não são considerados ancestrais diretos dos nossos pets.

“Basicamente sugere que os cães teriam sido domesticados em algum lugar da Ásia”, afirma Anders Bergström, embora não saiba porque é difícil identificar com precisão o local.

De qualquer forma, os cientistas descobriram que enquanto a ascendência de alguns cães primitivos, como os da Sibéria, das Américas, do leste da Ásia e do nordeste da Europa, parece estar enraizada apenas em lobos asiáticos, outros, particularmente os da África e do Oriente Médio, e de uma menor parte da Europa, foram associados geneticamente a lobos-cinzentos ocidentais.