busca

Bizarrice

Aos 22 anos, chihuahua Pebbles é considerado o cachorro mais velho do mundo pelo Guinness

Por João Paulo Martins  em 02 de junho de 2022

A pequena cadela vive na Carolina do Sul, nos EUA, e pesa apenas 1,8 kg

Aos 22 anos, chihuahua Pebbles é considerado o cachorro mais velho do mundo pelo Guinness
A cadela chihuahua Pebbles tem incríveis 22 anos e é o cachorro mais velho do mundo, segundo o Guinness (Fotos: Instagram/pebbles_since_2000/Reprodução)

 

Sabia que o cão mais velho do mundo é um chihuahua de 22 anos? Quando os moradores de Taylors, na Carolina do Sul (EUA), Bobby e Julie Gregory decidiram dar as boas-vindas a um filhote de chihuahua em sua casa, eles não tinham ideia de que, mais de duas décadas depois, a preciosa Pebbles ganharia o título do livro dos recordes como o cachorro mais velho ainda vivo.

Nascida em 28 de março de 2000, a toy fox terrier, ou popularmente chamada de chihuahua, pesa apenas 1,8 kg e tem surpreendentes 22 anos e 59 dias.

Depois que a notícia do então mais velho cão do mundo, o também chihuahua TobyKeith, ganhou as mídias internacionais, o casal Gregory percebeu que a Pebbles é que deveria deter o título, segundo informações do site do Guinness World Records.

“Bobby estava sentado no sofá e amigos e familiares começaram a enviar mensagens de texto e ligar sobre uma história que viram de um cachorro de 21 anos recebendo o registro [do recorde]. Quando vi a história de TobyKeith em todos os noticiários, me candidatei”, revela Julie ao site do livro de recordes.

A família de Pebbles originalmente esperava adotar um cachorro de grande porte, até que viram pela primeira vez o filhote que cabia no bolso. O que Pebbles não tinha em estatura, compensava com a personalidade única.

Enquanto Bobby olhava ao redor em busca de um pet, ele notou o filhote que o seguia e corria ao lado dele pelo cercado.

“Foi amor instantâneo no segundo em que os dois se conheceram”, comenta Julie Gregory ao Guinness.

Pebbles tem sido a rainha da casa desde o primeiro dia. Embora às vezes possa ficar um pouco irritada quando é acordada, a cadela geralmente tem um comportamento calmo e amoroso. Ela gosta de coçadas e cafunés e se delicia com a atenção que a família lhe dá.

De acordo com o site do livro de recordes, a agenda da cadela mais velha do mundo parece a de uma pessoa “baladeira”. Ela passa os dias ouvindo música country americana e dorme até as 17h. “Ela adora ouvir country enquanto dorme. Seus dois cantores favoritos são Conway Twitty e Dwight Yokum”, diz Julie.

Assim que Pebbles acorda do cochilo diário, come e bebe antes de ficar acordada a noite toda.

Ela tinha um parceiro, chamado Rocky, que faleceu em 2017 aos 16 anos. Ele também era um toy fox terrier. Os dois tiveram 24 filhotes em três ninhadas diferentes.

“Rocky foi castrado porque sentimos que não era saudável para Pebbles ter mais ninhadas”, afirma Julie Gregory ao Guinness World Records.

A comemoração dos 22 anos de Pebbles contou com uma pilha de costelas de porco e um banho quente de espuma.

Apesar de tudo, conforme o site do Guinness, Pebbles apresenta os sinais do envelhecimento, ainda que tenha uma saúde fantástica.

“Eles sempre brincam sobre isso e nos dizem o tempo todo como é incrível que ainda a tenhamos, pois a maioria deles nos conhece há mais de 20 anos e lembra quando a pegamos”, comenta Julie.

Então, qual é o segredo para que um cão possa viver uma vida longa e saudável? A americana recomenda dar banho no cãozinho, amor, atenção e muita comida.

“Trate como família. Dê a ele um ambiente positivo e o máximo feliz possível, além de comida limpa e boa e cuidados com a saúde”, sugere Julie Gregory.