Astrônomos escoceses afirmam ter encontrado a galáxia mais antiga já observada

Por João Paulo Martins  em 27 de julho de 2022

Usando imagens do telescópio espacial James Webb, cientistas dizem que a galáxia surgiu apenas 235 milhões de anos após o Big Bang

Astrônomos escoceses afirmam ter encontrado a galáxia mais antiga já observada
A galáxia CEERS-93316 teria surgido apenas 235 milhões de anos após o Big Bang (Foto: Ceers/UOE/Ssophie Jewell/Clara Pollock/Divulgação)

Astrônomos da Universidade de Edimburgo, na Escócia, afirmam ter descoberto a galáxia mais distante já vista até hoje, graças às observações do novo supertelescópio espacial James Webb.

Segundo a emissora estatal britânica BBC, trata-se de uma pequena “mancha vermelha” localizada a 35 bilhões de anos-luz da Terra – distância que leva em conta o tempo que a luz demorou para nos alcançar e o quanto a galáxia viajou no espaço. A imagem que temos dela revela como era apenas 235 milhões de anos após o Big Bang.

A descoberta foi descrita em estudo pré-publicado no repositório online arXiv (ainda não analisado por outros cientistas). “Estamos usando um telescópio que foi projetado para fazer exatamente esse tipo de coisa, e é incrível”, comenta o astrofísico Callum Donnan, um dos responsáveis pela observação, citado pela emissora.

O telescópio James Webb, lançado em 2021 e que custou US$ 10 bilhões (R$ 53,5 bilhões), é o sucessor do telescópio espacial Hubble (lançado em 1993) e já está em busca das primeiras estrelas e galáxias que se formaram no Universo há 13,8 bilhões de anos.

Esses objetos têm brilho extremamente fracos, mas o diferencial do novo telescópio é que ele consegue “enxergar” os corpos celestes por meio da luz infravermelha.

Como lembra a BBC, o “recorde” dos pesquisadores da Universidade de Edimburgo deve durar pouco tempo, já que, desde que o Webb começou a operar e divulgar imagens no final de junho deste ano, astrônomos têm encontrado estrelas e galáxias cada vez mais distantes.

Se a capacidade do telescópio espacial for levada ao extremo, cientistas poderão, eventualmente, encontrar objetos que surgiram cerca de apenas 100 milhões de anos após o Big Bang.

A galáxia atual foi descoberta como parte da Pesquisa Cósmica da Evolução Inicial da Ciência (Cosmic Evolution Early Release Science Survey ou CEERS). Ela recebeu o nome de CEERS-93316.