Nasa revela descoberta extraordinária do Hubble: estrela mais antiga já vista

Por Da Redação  em 30 de março de 2022

A estrela surgiu apenas 900 milhões de anos após o Big Bang

Nasa revela descoberta extraordinária do Hubble: estrela mais antiga já vista
(Foto: Pixabay)

Astrônomos da Nasa usando o telescópio eespacial Hubble descobriram o que suspeitam ser uma estrela de uma galáxia muito, muito distante – a estrela mais afastada e antiga já observada.

“É de longe a estrela individual mais distante que já vimos”, diz Jane Rigby, da Nasa, coautora do artigo que descreve a descoberta publicado nesta quarta (303) na revista cientifica Nature, citada pelo site da National Geographic. “Esta será nossa melhor chance de estudar como era uma estrela massiva individual no início do universo”.

A estrela é apelidada de Earendel, em homenagem ao inglês antigo para “estrela da manhã” ou “luz nascente”. Ele vem de apenas 900 milhões de anos após o big bang; o recordista anterior, apelidado de Ícaro, existiu cerca de 4,3 bilhões de anos após esse evento explosivo. Isso significa que Earendel existiu durante um período logo após o universo infantil emergir de uma era de escuridão, quando algumas das primeiras galáxias estavam crescendo e evoluindo.

Os cientistas estimam que Earendel é pelo menos 50 vezes mais massivo que o Sol, embora possa ser um par binário de estrelas em vez de uma estrela solitária. Observações de acompanhamento com o Telescópio Espacial James Webb da NASA (JWST) devem ajudar a confirmar se o objeto é uma estrela – ou algo completamente diferente.

“Esta é uma interpretação realmente emocionante, e eu adoraria que fosse verdade”, diz a astrônoma Katherine Whitaker, da Universidade de Massachusetts Amherst, que não fez parte da equipe de descoberta. “Esses são os tipos de coisas que espero descobrirmos mais, e estou ansioso pelo que suas observações de acompanhamento mostrarão.”