Estudo revela que Via Láctea é bem mais velha do que se pensava

Por Da Redação  em 25 de março de 2022

Análises apontam que nossa galáxia surgiu dois bilhões de anos antes do previsto pela ciência

Estudo revela que Via Láctea é bem mais velha do que se pensava
(Foto: Pixabay)

Parte da Via Láctea é bem mais antiga do que se imaginava, afirma estudo publicado na última quarta (23/3) na revista científica Nature. Segundo os cientistas, regiões da nossa galáxia surgiram apenas 800 milhões de anos após o Big Bang.

Como mostra o tabloide britânico Daily Mail, astrônomos descobriram que a parte “grossa” da Via Láctea começou a se formar há 13 bilhões de anos, dois bilhões antes do esperado.

O disco espiral de nossa galáxia pode ser dividido em duas partes: uma fina, mais interna, com estrelas mais jovens, onde se localiza o Sistema Solar; e a parte grossa, que inclui estrelas um pouco mais velhas que se estendem além do plano da espiral galáctica.

O resultado surpreendente veio da análise dos cientistas Maosheng Xiang e Hans-Walter Rix, do Instituto Max-Planck de Astronomia, em Heidelberg, na Alemanha. Eles usaram dados do observatório Gaia, da Agência Espacial Europeia, e conseguiram construir uma linha do tempo da formação da Via Láctea, identificando estrelas em diferentes regiões.

Segundo o tabloide, foram avaliados o brilho e os dados posicionais de quase um quarto de milhão de estrelas, combinando com suas composições químicas para chegar às idades desses corpos estelares.

O cálculo é complicado porque não pode ser medido diretamente. Com isso, os astrônomos tiveram de comparar as características da estrela com modelos de evolução estelar criados em computador.

A análise mostra que a formação da Via Láctea se dividiu em duas fases distintas. Na primeira, começando “apenas” 800 milhões de anos após o Big Bang, teve início a formação das estrelas que ficam na parte grossa da galáxia.

O processo acelerou até a conclusão cerca de dois bilhões de anos depois, quando uma galáxia anã conhecida como Gaia-Sausage-Enceladus se fundiu com a Via Láctea, informa o Daily Mail.

Nessa última etapa foi formada a parte “fina” do disco de estrelas, incluindo o nosso Sol.