Alienígenas poderiam usar as estrelas para se comunicarem, diz cientista

Por João Paulo Martins  em 05 de agosto de 2021

Físico quântico da Universidade Imperial College de Londres acredita que civilizações avançadas seriam capazes de manipular os fótons emitidos pelas estrelas

Alienígenas poderiam usar as estrelas para se comunicarem, diz cientista

Se existe vida inteligente fora da Terra, por que não a identificamos? Uma explicação é o Paradoxo de Fermi, que diz que as chances de existirem extraterrestres é muito baixa, deivo a uma série de fatores. Mas um estudo (ainda não revisado) publicado dia 27 de julho no repositório online arXiv afirma que as mensagens alienígenas podem estar “escondidas” nas estrelas.

Segundo o físico quântico Terry Rudolph, da Universidade Imperial College de Londres, no Reino Unido, autor do estudo, citado pelo site americano IFL Science, se os alienígenas desejarem se comunicar a grandes distâncias sem alertar as demais “civilizações”, poderiam fazê-lo em meio à radiação térmica.

Como mostra o site, a ideia é que as possíveis civilizações espalhadas pelo Universo poderiam enviar mensagens escondidas nos fótons das estrelas, alterando a luz que é emitida quando uma interfere na outra. O destinatário da mensagem só precisaria observar a estrela cuja luz foi alterada.

“Os fótons podem se propagar por bilhões de anos-luz e reter significativa coerência quântica [capacidade de interferir]. Uma consequência disso é que uma civilização suficientemente avançada pode realizar medições quânticas do número de fótons presentes na luz emitida pelas estrelas”, afirma o físico, citado pelo IFL Science.

Esse método de comunicação, conforme Terry Rudolph, seria particularmente atraente para alienígenas paranoicos devido à dificuldade de distingui-lo das assinaturas térmicas normais dos corpos estelares.

“O resultado é que, quando olhamos para as estrelas e vemos apenas radiação térmica, normalmente concluímos que o Universo é desabitado. Mas, talvez em meio à radiação térmica, o Universo esteja realmente inundado de conversas alienígenas e outras formas de processamento de informações quânticas”, completa o cientista.

Embora o método (incrivelmente complicado) que ele sugere seja possível de acordo com as leis da física, Rudolph alerta que essa não seria a única maneira de possíveis alienígenas se comunicarem. Na verdade, infelizmente, só poderíamos saber a verdade se os próprios extraterrestres revelassem seus métodos.

“Infelizmente, tudo pode estar tão oculto se minha teoria quântica estiver correta. E se não estiver, então provavelmente os alienígenas sabem disso e não estão usando esse método. Parece que a única maneira de testar minha hipótese é esperar que eles apareçam”, comenta o físico quântico ao IFL Science.