busca

Bizarrice

Físico de Harvard diz que alienígenas não teriam interesse na Terra

Por João Paulo Martins  em 06 de fevereiro de 2021

Segundo Avi Loeb, possíveis seres extraterrestres teriam visão infravermelho, o que tornaria nosso planeta pouco relevante

Físico de Harvard diz que alienígenas não teriam interesse na Terra
(Foto: Pixabay)

Físico e cosmologista da Universidade de Harvard, nos EUA, acredita que há razões racionais pelas quais os alienígenas não têm pressa em entrar em contato direto com os humanos.

O cientista Avi Loeb observa ainda que muitas teorias da conspiração ligadas aos supostos “avistamentos” de óvnis na Terra não necessariamente descartam a existência de vida inteligente na Via Láctea.

Ele diz ao tabloide britânico Daily Star, em entrevista divulgada no final de janeiro, que um objeto espacial Oumuamua, que passou por nosso planeta em 2017 antes de desviar sua trajetória passando pelo Sol, provavelmente foi criado por extraterrestres.

Para o físico, o asteroide (como é classificado o objeto pelos demais cientistas) poderia ser lixo espacial, como a parte de uma nave abandonada por ETs.

Estação espacial de monitoramento


Na entrevista ao tabloide, Avi Loeb sugere que a humanidade deveria construir estações especiais para monitoramento e detecção de óvnis, já que “seria uma maneira apropriada e barata de testar um monte de teorias da conspiração sobre alienígenas, incluindo a suposta presença deles na Área 51 [base militar americana no estado de Nevada]”.

“As pessoas podem relatar coisas por experiência pessoal que não são necessariamente verdadeiras. Devemos investir uma quantia relativamente pequena de dinheiro, não vai custar muito, para implantar instrumentos de última geração nos mesmos lugares de onde vieram os relatórios de avistamentos e monitorar o ambiente”, completa o cientista de Harvard ao Daily Star.

Ainda assim, ele alerta que os alienígenas dificilmente estariam realmente dispostos a vir e encontrar com os humanos. Há razões para isso, continua o físico, como a diferença de estrutura do nosso sistema solar.

“As estrelas mais comuns na galáxia são as anãs. A maioria das estrelas tem cerca de um décimo da massa do Sol e também são duas vezes mais frias. Por isso, são vermelhas”, afirma Loeb, explicando que elas emitem principalmente radiação infravermelha, e “se houver vida em planetas próximos a elas, os seres teriam olhos adaptados ao ambiente infravermelho”.

Essa seria a principal razão pela qual, segundo Avi Loeb, os visitantes interestelares dificilmente “enxergarão a Terra como um destino desejável”, porque a visão infravermelha da maioria das criaturas da Via Láctea não nos veriam como algo atraente.

O cosmologista também cita o chamado Paradoxo de Fermi ao tabloide britânico, argumentando que esse poderia ser o motivo exato pelo qual ETs não estariam nos visitando.