busca

Bem-Estar

Tomar suplementos que contêm antioxidantes pode favorecer o câncer, alerta estudo

Por Da Redação  em 05 de setembro de 2023

Cientistas descobriram que as vitaminas A e C e os minerais selênio e zinco podem “alimentar” os tumores

Tomar suplementos que contêm antioxidantes pode favorecer o câncer, alerta estudo
(Foto: Freepik)

 

Tomar suplementos vitamínicos ou minerais pode “alimentar” o câncer e fazer com que ele cresça, sugere estudo publicado na última quinta (31/8) no periódico científico Journal of Clinical Investigation.

Segundo o jornal britânico The Telegraph, os cientistas descobriram que antioxidantes comuns, como vitaminas A e C, selênio e zinco, quando tomados como suplemento, podem favorecer o crescimento dos vasos sanguíneos no tumor.

Essa descoberta foi uma surpresa, pois, até então, acreditava-se que os antioxidantes tinham efeito protetor contra o câncer.

Os pesquisadores afirmam que os níveis naturais desses nutrientes nos alimentos é considerado bom, mas se as pessoas tomam suplementos contendo antioxidantes, a quantidade extra poderia estimular o crescimento do tumor.

No estudo, descobriu-se que a vitamina C e outros antioxidantes estimulam a formação de novos vasos sanguíneos no câncer de pulmão, de rim e de mama. Isso poderia se aplicar a todos os tipos de tumor e à propagação deles.

“Descobrimos que os antioxidantes ativam um mecanismo que faz com que os tumores formem novos vasos sanguíneos, o que é surpreendente, uma vez que se pensava anteriormente que os antioxidantes tinham um efeito protetor. Os novos vasos sanguíneos nutrem os cânceres e podem ajudá-los a crescer e a se espalhar”, afirma o pesquisador Martin Bergo, da Universidade de Pequim, na China, um dos autores do estudo, citado pelo The Telegraph.

Os antioxidantes são conhecidos por neutralizar os radicais livres, que podem danificar o corpo e, portanto, são comumente encontrados em suplementos polivitamínicos. Mas doses elevadas podem ser prejudiciais.

“Não há necessidade de temer os antioxidantes nos alimentos normais, mas a maioria das pessoas não precisa de quantidades adicionais deles. Na verdade, pode ser prejudicial para pacientes com câncer e pessoas com risco elevado de câncer”, alerta Bergo.

Na pesquisa recém-divulgada, os cientistas descobriram que os nutrientes com efeito antioxidante reduzem os níveis de radicais livres, mas quando suplementados, a queda na quantidade de radicais livres ativa uma proteína chamada BACH1. Isso induz à formação de novos vasos sanguíneos, por meio da chamada angiogênese.

De acordo com os pesquisadores, o próximo passo é examinar detalhadamente como os níveis de radicais livres podem regular a proteína BACH1, e quais os efeitos em outros tipos de tumores.