busca

Bem-Estar

Saiba qual alimento pode ajudar quem sofre de perda de memória

Por Da Redação  em 20 de março de 2022

O consumo de bebidas lácteas fermentadas contribui para a saúde do intestino e, consequentemente, para um cérebro mais saudável

Saiba qual alimento pode ajudar quem sofre de perda de memória
Iogurte, leite fermentado e kefir podem ajudar a manter a memória em dia (Foto: YouTube/N'Oven - Cake & Cookies/Reprodução)

 

Se você quer melhorar a memória ou simplesmente manter a capacidade de raciocínio aguçada pelo maior tempo possível, há um alimento que pode ajuda se consumido regularmente: bebida láctea fermentada.

Iogurte e leite fermentado contêm probiótico, que, segundo artigos publicados no repositório científico Science Direct, podem beneficiar o corpo de várias maneiras, inclusive ajudando a prevenir a perda de memória.

Um estudo publicado em meados de março na revista científica Nutritional Neuroscience analisou adultos de 25 a 45 anos que consumiram regularmente uma “bebida fermentada à base de laticínios”. Cada alimento continha de 25 a 30 bilhões de micro-organismos vivos e ativos.

Ao final da análise, os pesquisadores descobriram que a bebida láctea fermentada “aumenta a presença de certos micro-organismos no intestino e melhora a memória associativa em adultos saudáveis”.

“Não é surpreendente que o estudo tenha determinado que o consumo de bebidas lácteas fermentadas, contendo probióticos, teve impactos positivos na função cerebral, como a memória”, comenta a nutricionista americana Paulina Lee, em entrevista ao site de notícias de bem-estar Eat This, Not That!

A especialista explica que o cérebro e o intestino têm uma conexão e mudanças no microbioma intestinal podem afetar a função neurológica, resultando em alterações comportamentais e cognitivas.

Muitas vezes, quando nosso intestino apresenta um desequilíbrio na colônia de bactérias benéficas, pode gerar efeitos negativos na saúde e no cérebro, observa Lee.

“Um intestino desequilibrado pode enviar sinais ao cérebro, assim como um cérebro perturbado pode enviar sinais ao intestino. Quando consumimos alimentos probióticos e prebióticos [ricos em alimentos para as bactérias intestinais], trazemos diversidade ao nosso microbioma para equilibrar os micro-organismos do intestino”, explica a especialista ao site.

Se você quiser adicionar uma bebida láctea fermentada à dieta, Paulina Lee recomenda meia xícara de kefir (espécie de coalhada comum na Europa) diariamente. No entanto, a nutricionista alerta que o excesso de probiótico pode causar efeitos colaterais, incluindo problemas digestivos. Outros alimentos fermentados também são indicados, como chucrute e iogurte.