busca

Bem-Estar

Famoso cereal Lucky Charms é acusado de causar intoxicação nos EUA

Por Da Redação  em 18 de abril de 2022

Milhares de americanos relataram intoxicação alimentar após consumir o tradicional produto da General MIlls

Famoso cereal Lucky Charms é acusado de causar intoxicação nos EUA
O cereal Lucky Charms é famoso por misturar marshmallow (Foto: Facebook/LuckyCharms/Reprodução)

 
A  entidade americana responsável pelo controle de alimentos e medicamentos, a Food and Drug Administration (FDA), espécie de Vigilância Sanitária, iniciou uma investigação após mais de 2.400 queixas registradas em um site por consumidores que alegam terem ficado doentes depois de comer o famoso cereal Lucky Charms (não é comercializado no Brasil).

Funcionários da FDA estão investigando se o cereal contém algum produto tóxico que teria levado as milhares de pessoas a reclamarem de “envenenamento”. Segundo a revista americana Newsweek, pelo menos dezenas de consumidores se queixaram de vômito, diarreia e náusea, todos sintomas de intoxicação alimentar.

A FDA emitiu um comunicado no último sábado (16/4), citado pela publicação: “A FDA leva a sério quaisquer relatos de possível adulteração de um alimento que também pode causar doenças ou ferimentos”. Ainda conforme a entidade, foram recebidas este ano mais de 100 reclamações relacionadas ao cereal produzido pela General Mills.

A empresa diz à Newsweek que a segurança alimentar é a "principal prioridade". “Levamos muito a sério as preocupações do consumidor relatadas por meio de um site de terceiros. Através de nossas investigações internas contínuas, não encontramos nenhuma evidência de doença do consumidor ligada ao consumo de Lucky Charms. Encorajamos os consumidores a compartilhar quaisquer preocupações diretamente com a General Mills para garantir que possam ser tratadas adequadamente", afirma a multinacional americana à revista.

Apesar das denúncias, nem a FDA nem a General Mills pediram recall do produto.

Segundo os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (Centers for Disease Control and Prevention ou CDC) dos EUA, a intoxicação alimentar pode gerar sintomas após horas ou dias.

Ainda conforme o CDC, as pessoas que suspeitam que estão sofrendo de intoxicação alimentar devem consultar um médico se apresentarem os seguintes sintomas:

  • Diarreia com sangue
  • Febre alta (acima de 38º C, medida na boca)
  • Vômitos frequentes que impedem a retenção de líquidos (o que pode levar à desidratação)
  • Sinais de desidratação, incluindo pouca ou nenhuma micção, boca e garganta muito secas ou sensação de tontura ao se levantar
  • Diarreia que dura mais de três dias