busca

Bem-Estar

Dietas detox não funcionam, alerta especialista

Por João Paulo Martins  em 01 de maio de 2021

Para ajudar o organismo na desintoxicação, nutricionista britânica sugere o consumo de alimentos saudáveis, como parte de uma dieta balanceada

Dietas detox não funcionam, alerta especialista
Sucos e vitaminas que prometem a desintoxicação do corpo não possuem eficácia, segundo a nutricionista Jillian Kubala (Foto: Pixabay)

Existem várias dietas que prometem a desintoxicação do organismo. Normalmente elas incluem sucos e vitaminas feitos de vegetais. Mas até que ponto elas funcionam?

Segundo a nutricionista britânica Jillian Kubala, em artigo publicado neste sábado(1/5) no site americano Medical News Today, muitas dietas de desintoxicação não são prejudiciais porque incluem alimentos à base de plantas.

“No entanto, dietas de desintoxicação que envolvem longos períodos de jejum ou restrição extrema de calorias, uso de suplementos ou práticas como enemas podem levar a efeitos colaterais perigosos e até gerar consequências de longo prazo para a saúde”, alerta a especialista no texto.

Ela afirma que, apesar de a maioria dessas dietas serem desnecessárias, isso não significa que os alimentos que as compõem não afetem o processo de desintoxicação do organismo.

“O corpo acumula substâncias nocivas do meio ambiente. Isso inclui metais pesados, como mercúrio e poluentes orgânicos persistentes [como o pesticida DDT], que são contaminantes ambientais presentes em alimentos, solo e água. Eles se acumulam na gordura corporal e pesquisas os relacionam à inflamação crônica, ao estresse oxidativo e ao maior risco de mortalidade”, explica Jillian Kubala no artigo recém-publicado.

Embora o corpo esteja equipado para se desintoxicar, a nutricionista britânica diz que seguir uma dieta nutritiva e limitar a exposição a substâncias tóxicas presentes nos alimentos e no meio ambiente pode ajudar o processo de desintoxicação e, por extensão, promover a saúde.

“No entanto, isso não significa que uma pessoa deve seguir um programa de desintoxicação. Em vez disso, deve apoiar a capacidade do corpo de desintoxicar por meio de uma dieta equilibrada. Por exemplo, falta de proteínas afetará negativamente a capacidade do corpo de se desintoxicar porque esses nutrientes são muito importantes no processo de desintoxicação”, orienta a especialista no site Medical News Today.

Dietas detox não funcionam, alerta especialista
Um estudo de 2019 descobriu que suplemento natural destinado á desintoxicação do organismo não possui efeito prático (Foto: Pixabay)

Estudos sobre dietas de desintoxicação

Apesar de manter a dieta saudável ser a principal forma de ajudar o organismo a se livrar das substâncias indesejadas, cientistas já testaram algumas dietas de desintoxicação mais conhecidas e os resultados não foram promissores.

Ainda assim, de acordo com Jillian Kubala, são necessárias mais pesquisas, porque as atuais são “limitadas e mal elaboradas”.

Um estudo de revisão publicado em 2015 no periódico científico Journal of Human Nutriion and Dietetics analisou um pequeno número de pesquisas clínicas que investigaram os efeitos das dietas de desintoxicação.

Os pesquisadores descobriram que elas podem aumentar a capacidade do fígado de se desintoxicar, além de reduzir os níveis de poluentes orgânicos persistentes no corpo. No entanto, os autores alertam que os estudos avaliados eram falhos e usaram amostras muito pequenas.

Outra pesquisa de 2015, publicada na revista científica Nutrition Research, envolveu 84 coreanas, divididas em grupos: um realizou dieta de desintoxicação de baixa caloria composta de suco de limão e suplementos; outro grupo fez uma dieta de placebo de baixa caloria por 7 dias.

Todas as participantes apresentaram perda de peso e redução nos níveis de insulina no sangue, sugerindo que a restrição calórica, e não a dieta de desintoxicação em si, melhorou a saúde, segundo os cientistas.

Jillian Kubala adverte que é preciso cuidado com os suplementos que supostamente desintoxicam o corpo. “Esses suplementos geralmente contêm uma mistura de nutrientes e ervas que podem interagir com medicamentos comumente prescritos”, completa a especialista.

A eficácia da dieta de desintoxicação também não foi confirmada por um estudo publicado em 2019 no periódico científico Journal of Dietary Supplements.

Ele envolveu 22 mulheres que consumiram por quatro semanas um suplemento que promete desintoxicar o corpo e possui 1.350 mg de uma mistura de folha de mamão, cascara sagrada, casca de olmo, folha de hortelã-pimenta, folha de framboesa vermelha, semente de feno-grego, raiz de gengibre e folha de sena

De acordo com os pesquisadores, essa dieta com suplementos para desintoxicação não trouxe nenhum benefício à saúde.