busca

Saúde

Doença viral misteriosa causa surto na Índia, mas não há motivo para alarme, diz especialista

Por Da Redação  em 03 de setembro de 2023

A condição causa sintomas parecidos com os da gripe suína, Influenza e adenovírus, e está se espalhando pela cidade indiana de Hyderabad

Doença viral misteriosa causa surto na Índia, mas não há motivo para alarme, diz especialista
(Foto: Freepik)

 

Uma doença respiratória causada por um vírus desconhecido, que gera sintomas semelhantes aos da gripe suína, Influenza e adenovírus, está se espalhando pela cidade de Hyderabad, em Telangana, na Índia, afetando crianças e adultos com comorbidades. O micro-organismo causador do problema ainda não foi identificado e muitos testes para gripe suína, covid-19 ou gripe estão dado resultados negativos, segundo o jornal indiano Hindustan Times.

Apesar de a doença ainda não ter sido indentificada, especialista ouvido pelo jornal diz que não há motivo para alarme, pois a taxa de recuperação dos pacientes chega a 100%. Os sintomas costumam desaparecer em cerca de cinco dias, o que é considerado um tempo normal de recuperação para uma infecção viral. Os sintomas incluem coriza (nariz escorrendo), dor de garganta, tosse seca, febre com dores no corpo e dificuldade para respirar.

“Temos observado uma doença viral febril aguda nas últimas seis a oito semanas e observamos sintomas de coriza nos pacientes. Esse vírus tem afetado de seis a sete pessoas em cada grupo de 100, e 50% delas são crianças. Isso ocorre porque a imunidade das crianças não está totalmente desenvolvida. Os outros 50% dos pacientes são adultos com doenças pulmonares, como Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica [DPOC] e asma”, comenta o médico Syed Abdul Aleem, consultor de pneumologia da rede de hospitais CARE, em Musheerabad, citado pelo Hindustan Times.

O especialista explica que os sintomas afetam o trato respiratório superior e gradualmente chegam ao trato respiratório inferior. “Temos feito testes para Influenza A e B, gripe suína [H1N1], gripe aviária [H3N2] e dengue também. A semelhança estrutural do vírus misterioso é muito semelhante a essas famílias de vírus”, diz Syed.

A boa notícia é que os tratamentos padrões para minimizar os sintomas estão dando bons resultados. “Estamos tratando pacientes com insuficiência respiratória com oseltamivir, um medicamento antiviral, e estamos vendo bons resultados. Hidratação e isolamento também, até a recuperação completa”, completa o médico ao jornal indiano.

Os cuidados para evitar o vírus misterioso são os mesmos de outras doenças respiratórias: cobrir o nariz e a boca ao tossir ou espirrar; usar máscara N95; manter distância das pessoas; higienizar regularmente as mãos; e tomar vacina contra a gripe.

“Esse vírus desconhecido pode pertencer às famílias Adeno, Corona, Influenza ou MERS [Síndrome Respiratória do Oriente Médio]. Portanto, estamos sugerindo testes do tipo PCR multiplex incluindo Influenza A e B, H1N1, H3N2 e covid RT-PCR”, afirma Syed Abdul Aleem.