busca

Cultura

Peixe ou sereia? Ilusão de ótica compartilhada por JK Rowling se torna viral na web

Por Da Redação  em 22 de março de 2022

Imagem traz apenas um contorno e, supostamente, dependendendo do que se vê, revela qual o lado do cérebro a pessoa mais usa

Peixe ou sereia? Ilusão de ótica compartilhada por JK Rowling se torna viral na web
Que figura você reconhece nessa imagem? (Foto: Twitter/jk_rowling/Reprodução)

 

Sereia ou peixe? Uma ilusão de ótica associada ao lado do cérebro que mais se usa está agitando o Twitter.

De tempos em tempos, figuras curiosas mexem com os internautas. Desta vez, uma publicação se tornou viral ao mostrar uma imagem com contornos rosas que pode ter diferentes significados. Compartilhada no Twitter, no último sábado (19/3), pela escritora britânica JK Rowling, autora da saga Harry Potter, a ilusão de ótica vem acompanhada do seguinte texto: "Se você tem o cérebro direito, verá um peixe. Se você tem cérebro esquerdo, verá uma sereia".

Curiosamente, a famosa escritora não viu nenhuma dessas imagens. para ela, a figura traz um burro. "É um burro, no entanto", diz JK Rowling no texto que acompanha o post da rede social.

 

 

A publicação dela recebeu mais de 145.000 curtidas e foi retuitada mais de 8.300 vezes. Forma milhares de comentários. Entre eles, do comediante e autor inglês David Baddiel, que diz que a ilustração realmente retrata um burro. Mas para o apresentador Jonathon Ross, o que se vê é uma foca gorda.

Segundo o site canadense !pnose, em análise da ilusão de ótica, o cérebro contém dois hemisférios, cada um desempenhando um papel diferente. "Se você usa mais o lado direito do cérebro, é mais criativo, reflexivo, subjetivo e intuitivo. Mas, por outro lado, provavelmente você é mais espontâneo, imprevisível e, em alguns casos, não é muito bom com outras pessoas", explica o site.

Já quem usa mais o lado esquerdo do cérebro, conforme o !pnose, são pessoas mais analíticas, lógicas e metódicas na maneira de pensar. "Um ponto negativo, no entanto, é que às vezes podem ser menos abertas emocionalmente do que as que usam o lado direito".