busca

Saúde

Americana tem mãos e pernas amputadas após ingerir tilápia

Por Da Redação  em 18 de setembro de 2023

A mulher de 40 anos, que vive na Califórnia, adquiriu a bactéria “comedora de carne” ao ingerir o peixe mal cozido

Americana tem mãos e pernas amputadas após ingerir tilápia
(Foto: Freepik)

 

Uma moradora da Califórnia, nos Estados Unidos, precisou amputar todos os membros após comer uma tilápia mal cozida. Segundo uma amiga contou na página de financiamento coletivo GoFundMe, Laura Barajas, de 40 anos, mãe do pequeno Gael, de 6, comprou o peixe em um mercado na cidade de San Jose, no mês passado.

Americana tem mãos e pernas amputadas após ingerir tilápia
Laura Barajas tem 40 anos e ficou mais de um mês internada (Foto: Gofundme.com/Reprodução)

Após fazer a tilápia e comer sozinha, a mulher passou mal e precisou ficar mais de um mês internada no hospital lutando pela vida. Ela foi diagnosticada com uma gravíssima infecção causada pela bactéria Vibrio vulnificus, conhecida como “comedora de carne”, que levou à amputação das mãos e pernas, na última quarta (13/9).

“Pedimos gentilmente que, em seus corações, vocês possam apoiar essa linda família durante este período muito desafiador [...] O que aconteceu com eles pode acontecer com qualquer um de nós e, juntos, podemos fazer uma diferença significativa”, afirma o texto do GoFundMe.

Até meados de agosto, o Vibrio vulnificus já havia matado oito pessoas nos EUA. Em 1º de setembro, os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC, na sigla em inglês) do governo americano emitiram um alerta sobre um aumento nas infecções por essa bactéria, em decorrência das temperaturas mais elevadas das águas no país.

Esse vibrião se desenvolve nas águas mais quentes do Golfo do México, de acordo com o CDC. Ele costuma causar cerca de 80.000 infecções nos Estados Unidos a cada ano.

Os sintomas da infecção pela bactéria “comedora de carne” incluem diarreia aquosa, cólicas estomacais, náuseas, vômitos e febre. Feridas na pele que forem infectadas podem apresentar vermelhidão, dor, inchaço, calor, descoloração e secreção.

O CDC afirma que a causa mais comum de infecções pelo vibrião é a ingestão de ostras e mariscos mal cozidos ou crus. Além disso, caso tenha ferida aberta, fique longe de água salgada.