busca

Cultura

VÍDEO: impressionante resgate de uma baleia jubarte que estava presa em equipamento de pesca no Canadá

Por João Paulo Martins  em 22 de outubro de 2022

A equipe de resgate da autoridade marítima canadense consegiu encontrar a baleia e retirar a corda e a boia que estavam presas nela

VÍDEO: impressionante resgate de uma baleia jubarte que estava presa em equipamento de pesca no Canadá
Por sorte a equipe de resgate conseguiu retirar o material de pesca preso na jubarte (Foto: Department of Fisheries and Oceans Canada/Reprodução)

 

A equipe de resgate de mamíferos marinhos do Departamento de Pesca e Oceanografia do Canadá (Fisheries and Oceans Canada) realizou uma missão arriscada e bem-sucedida de resgate a uma baleia jubarte (Megaptera novaeangliae) no dia 14 de outubro, perto da ilha Texada, na Colúmbia Britânica.

Segundo o jornal canadense Vancouver Island Free Daily, o departamento recebeu inúmeros relatos de uma baleia que estava presa em equipamento de pesca. O animal estava acompanhado por outras duas jubartes quando a equipe de resgate o localizou.

Como se vê no vídeo divulgado pela autoridade marítima do Canadá, a baleia estava presa em uma grande boia amarela, que fazia parte de uma estrutura de criação de camarão.

“A comunidade se esforçou bastante, incluindo embarcações, operadores de rebocadores comerciais, empresas locais de observação de baleias e cidadãos que relataram ou trabalharam conosco na água ou telefonaram ou transmitiram por rádio para nos notificar sobre a localização da baleia emaranhada”, diz Lara Sloan, assessora do Departamento de Pesca e Oceanografia, em comunicado citado pelo jornal canadense.

Por sorte, a equipe de resgate de mamíferos marinhos removeu com sucesso o equipamento de pesca.

A assessora do departamento lembra que detritos são um problema real para a vida selvagem marinha. Ela orienta a população a evitar despejar materiais emaranhados na natureza, cortando embalagens, fitas e cordas antes de descartá-los. E nunca jogar no mar qualquer tipo de lixo.