busca

Cultura

Paramount está sendo processada pela sequência Top Gun: Maverick, estrelada por Tom Cruise

Por João Paulo Martins  em 06 de junho de 2022

Segundo o site de fofocas TMZ, a história do novo filme Top Gun foi criada em 1983 em um artigo jornalístico

Paramount está sendo processada pela sequência Top Gun: Maverick, estrelada por Tom Cruise
Nem todos sabem, mas o termo Top Guns surgiu em uma reportagem publicada em 1983 (Foto: Twitter/johnneyred/Rerprodução)

 

O ator americano Tom Cruise, de 59 anos, ficou conhecido mundialmente após estrelar o filme Top Gun, em 1986. Mais recentemente, ele voltou às telonas com a Maverick (2022), sequência que se baseia na história anterior ao longa original e que gerou um processo contra a produtora Paramount, segundo o site americano de fofocas TMZ.

Fãs obstinados já devem estar cientes disso, mas o Top Gun original de 1986 é baseado em uma reportagem escrita por um jornalista chamado Ehud Yonay, que produziu um artigo muito detalhado sobre os pilotos de caça da Marinha dos EUA para a revista California. Ao TMZ, Yonay conta que a Paramount adquiriu os direitos na época ao intermediar um acordo com ele. É notório que o longa é baseado na reportagem.

O problema é que a Paramount garantiu a exclusividade dos direitos autorais por 35 anos. A viúva e o filho de Yonay contam ao site de fofocas que enviaram um aviso à produtora sobre o fim do período de direito de uso da história em janeiro de 2020.

A família alega que a “continuação”, Top Gun: Maverick, contém elementos da história original de seu falecido pai/marido e não foi tecnicamente concluída até maio de 2021.

Existem relatórios que sugerem que as filmagens do novo longa terminaram em 2019, revela o TMZ.

De qualquer forma, devido ao sucesso de bilheteria da sequência, que chegou a centenas de milhões de dólares em todo o mundo, a família agora está processando a Paramount acusando-a de infringir os direitos autorais e exigindo reparação de danos..

Só para esclarecer, Tom Cruise não está sendo diretamente envolvido nesse caso judicial.