busca

Cultura

Compositor americano processa Mariah Carey por copiar nome da música All I Want for Christmas is You

Por João Paulo Martins  em 05 de junho de 2022

Segundo Andy Stone, ele lançou a canção, que faz alusão ao Natal, cinco anos antes da estrela pop, que começou a cantá-la em 1994

Compositor americano processa Mariah Carey por copiar nome da música All I Want for Christmas is You
A música All I Want for Christmas is You é um dos maiores sucessos de Mariah Carey (Foto: YouTube/Mariah Carey/Reprodução)

 

Um compositor do estado do Mississippi, nos EUA, está processando a estrela pop Mariah Carey, de 53 anos, por causa da famosa música de Natal, de 1994, All I Want for Christmas is You, dizendo que ele lançou uma canção com o mesmo título cinco anos antes, de acordo com registros do tribunal, divulgados pelo site americano Insider.

O compositor, Andy Stone, do grupo Vince Vance & the Valiants, alegou no processo que Carey e a Sony Music Entertainment “nunca buscaram ou obtiveram permissão” para usar o mesmo nome. Ele também acusou a cantora e a gravadora de “conscientemente, propositalmente e intencionalmente” infringir os direitos autorais dele.

Stone entrou com a ação no tribunal federal de Louisiana (EUA), revela o site. A queixa não especifica quando o compositor soube da versão de Mariah Carey, que faz sucesso a cada fim de ano e vem alcançando o primeiro lugar do ranking Hot 100 da revista Billboard nos últimos três anos.

De acordo com o processo judicial, Andy Stone, em algum momento, “ficou ciente do uso de seu trabalho” pela cantora e atriz e contratou advogados que entraram em contato com os réus em abril de 2021.

Não está claro se o compositor terá sucesso com seu pedido, já que, como mostra o Insider, títulos das músicas geralmente não são protegidos por leis de direitos autorais nos EUA e é normal que delas, de diferentes artistas, compartilhem o mesmo nome.

Por exemplo, o título All I Want for Christmas is You é usado por dezenas de outras músicas e composições listadas no catálogo público do Escritório de Direitos Autoriais dos EUA (US Copyright Office).

O processo de Andy Stone não traz outras semelhanças entre as músicas dele e de Mariah Carey além dos títulos, informa o Insider. As letras, embora tematicamente semelhantes, compartilham apenas o refrão, que é alusivo ao nome, ou seja, “all I want for Christmas is you [tudo que eu quero para o Natal é você]”.

A composição de sucesso da estrela pop americana já lhe rendeu mais de US$ 60 milhões (R$ 286 milhões) em royalties desde que foi lançada há quase 30 anos, segundo o site.