Vivemos sobre uma “mina de ouro”: mais de 99% desse metal precioso está no núcleo da Terra, diz estudo

Por João Paulo Martins  em 30 de agosto de 2023

Cientistas descobriram que metais solúveis no ferro líquido foram incorporados ao núcleo do nosso planeta, quando ele estava em formação

Parece mentira, mas estamos vivendo sobre uma “mina de ouro”. Cientistas descobriram que há tanto ouro no núcleo da Terra que daria para cobrir cada o planeta e chegando até uma profundidade de 50 cm.

O núcleo da Terra é composto principalmente de ferro e níquel. Essa informação é confirmada pela análise de ondas sísmicas dos terremotos que passam pelo centro do planeta, explica o site americano de notícias científicas IFL Science. No entanto, os sinais indicam impurezas, que alteram a densidade do material, mas são muito raras para serem identificadas individualmente – exceção do urânio e do tório, cuja radioatividade eleva as temperaturas.

Entre essas impurezas estão incluídos metais preciosos, como foi confirmado por um estudo publicado em 2006 na revista Nature. Cientistas encontraram uma forma de estimar a quantidade desse material e, segundo eles, os elementos são provenientes de asteroides que tinham composição semelhante à da Terra.

Medindo a composição dos meteoritos condritos carbonáceos, que vêm desses asteroides, deveríamos ser capazes de calcular quanto de cada elemento existe em nosso planeta. Retirando o que se tem na crosta e no manto, o restante só poderia estar no núcleo.

Como lembra o IFL Science, isso tudo é baseado em suposições. No entanto, os pesquisadores da Universidade Macquarie, na Austrália, criaram um modelo capaz de analisar parcialmente. Eles descobriram que os elementos que não se dissolvem no ferro líquido não poderiam ser incorporados no núcleo. Consequentemente, tendem a ser muito mais abundantes na crosta.

Esses elementos têm a mesma abundância, uns em relação aos outros, na crosta terrestre e nos meteoritos que os cientistas testaram, confirmando a teoria de que ambos se formaram a partir do mesmo material. No entanto, como as rochas espaciais são muito mais ricas em elementos que se dissolvem no ferro, o oceano de lava da Terra primordial fez com que fossem incorporados ao núcleo do planeta em formação.

Com base nisso, os autores do estudo puderam estimar a quantidade de cada um desses elementos solúveis em ferro, como chumbo, rênio e, claro, ouro. De forma incrível, eles descobriram que mais de 99% do ouro da Terra está no núcleo.