busca

Ciência

VÍDEO: câmera corporal de policial flagra meteoro nos EUA

Por João Paulo Martins  em 30 de agosto de 2023

O curioso flagrante foi registrado na madrugada do último domingo (27/8), na cidade americana de Denver

VÍDEO: câmera corporal de policial flagra meteoro nos EUA
O policial estava atendendo a uma ocorrência quando sua câmera flagrou o meteoro (Foto: Twitter/BrightonPolice/Reprodução)

 

No último domingo (27/8), um meteoro iluminou o céu noturno no estado do Colorado, nos EUA. Muitos moradores flagraram o fenômeno e compartilharam os vídeos nas redes sociais. Uma das gravações que está chamando a atenção foi feita pela câmera corporal de um policial em Denver.

Segundo o jornal americano USA Today, por volta das 3h30 da manhã (horário local) de domingo, uma bola de fogo iluminou o céu juntamente quando um policial estava atendendo uma ocorrência em um bairro residencial de Denver.

Nas imagens, dá para ver que o agente estava retornando para a rua quando flagrou o meteoro cruzando o céu na sua frente.

A Sociedade Americana de Meteoros (American Meteor Society) recebeu mais de 90 relatos sobre o evento, muitos originados no Colorado, de acordo com o jornal. Avistamentos da bola de fogo também foram registrados em Nebraska, Novo México, Utah e Wyoming.

Como a entidade explica ao USA Today, o meteoro é um fragmento de um asteroide – objeto rochoso que orbita o Sol, mas é pequeno demais para ser considerado planeta – ou de um cometa – objeto grande composto de poeira e gelo que orbita o Sol. Também conhecidos como estrelas cadentes, os meteoros se tornam visíveis quando entram na atmosfera da Terra em alta velocidade e começam a queimar.

Ao formarem as bolas de fogo, muito brilhantes e facilmente visíveis do solo, frequentemente costumam explodir na atmosfera. Em outros casos, objetos maiores podem cair na superfície da Terra.

Embora os meteoros brilhantes possam exceder um metro de largura, ou mais, geralmente são pequenos demais para sobreviverem à passagem pela atmosfera, revela a Sociedade Americana de Meteoros ao jornal.