busca

Ciência

VÍDEO: “avião-foguete” chinês promete viagens rápidas entre locais na Terra e até no espaço

Por João Paulo Martins  em 04 de fevereiro de 2022

A aeronave inovadora está sendo criada pela empresa aeroespacial chinesa Space Transportation

VÍDEO: “avião-foguete” chinês promete viagens rápidas entre locais na Terra e até no espaço
O avião que é conduzido ao espaço por foguetes deve fazer um teste tripulado em 2024 (Foto:  Beijing Lingkong Tianxing Technology/Divulgação)

 

A empresa aeroespacial chinesa Space Transportation diz estar desenvolvendo um “foguete com asas” para ser usado no turismo espacial e em viagens ponto a ponto na Terra.

“Estamos desenvolvendo um foguete alado para transporte ponto a ponto de alta velocidade, com custo mais baixo do que os que transportam satélites e mais rápido que aeronaves tradicionais’, diz a empresa, citada pelo site americano de notícias científicas Space.

A espaçonave teria como objetivo fornecer transporte rápido entre dois locais na Terra por meio de viagens suborbitais e seria totalmente reutilizável.

Um vídeo divulgado no site da Space Transportation mostra passageiros embarcando no “avião-foguete”. Após a decolagem vertical, a aeronave se desprende da asa, que traz os foguetes, e continua sua jornada suborbital para Dubai, no Oriente Médio, pousando verticalmente sob três eixos presentes na parte traseira.

 

 

A empresa, cujo nome completo é Beijing Lingkong Tianxing Technology Co., Ltd., revelou que os testes em solo estão planejados para 2023 com um primeiro voo em 2024 e uma viagem tripulada em 2025, revela o site Space.

A empresa aeroespacial chinesa anunciou em agosto do ano passado que havia arrecadado US$ 46,3 milhões (cerca de R$ 247 milhões) para seus planos de construção de aeronaves espaciais hipersônica. Segundo o site americano, recentemente a Scape Transportation realizou vários testes de seus veículos Tianxing 1 e Tianxing 2. Um 10º teste de voo foi realizado em 23 de janeiro, seguido por outro em colaboração com um laboratório de combustão pertencente à Universidade de Tsinghua, da China.

Vale lembrar que existem outros projetos de aviões espaciais ou supersônicos em andamento no mundo. Por exemplo, da empresa aeroespacial britânica Virgin Galactic, que realizou um voo suborbital totalmente tripulado de seu veículo VSS Unity em julho do ano passado. Essa missão levou o fundador do Virgin Group, o bilionário Richard Branson, entre outros passageiros.