Telescópio espacial Hubble encontra uma rara dupla de quasares

Por João Paulo Martins  em 07 de abril de 2021

Objetos luminosos remontam ao universo primitivo e estão associados à formação das galáxias

Telescópio espacial Hubble encontra uma rara dupla de quasares
Concepção artística mostra a luz brilhante de dois quasares que residem nos núcleos das galáxias que estão se fundindo (Foto: Nasa/ESA/J. Olmstead/Divulgação)

O telescópio espacial Hubble, da Nasa, descobriu dois quasares muito próximos entre si com idade aproximada de 10 bilhões de anos. Cientistas acreditam que a proximidade entre eles se deve ao fato de estarem em galáxias em processo de fusão.

A descoberta foi apresentado no estudo publicado no dia 1º de abril na revista científica Nature Astronomy.

Quasares são “faróis” de luz tão intensa que podem ofuscar suas galáxias. Eles são alimentados por buracos negros supermassivos que, por sua vez, ingerem matéria e liberam potentes jatos de radiação.

“Estimamos que no universo distante a cada 1.000 quasares exista um quasar duplo. Portanto, encontrar esses quasares duplos é como achar uma agulha num palheiro”, comenta o pesquisador Yue Shen, da Universidade de Illinois (EUA), um dos autores do estudo, citado pelo site da instituição de ensino.

Objetos do passado do universo

De acordo com os cientistas, os quasares estão espalhados por todo o universo e eram mais abundantes há 10 bilhões de anos. Eles estão sendo observados agora porque levou 10 bilhões de anos para que a luz deles chegasse à Terra.

Encontrar quasares duplos oferece evidências de que é possível formar um par de buracos negros supermassivos que podem eventualmente se aglutinar para produzir ondas gravitacionais (ondulações na estrutura do espaço), a serem detectadas em algum momento no futuro, afirmam os pesquisadores.

Além do telescópio Hubble, os cientistas estão usando dados do observatório espacial Gaia, lançado em 2013 pela Agência Espacial Europeia (ESA), e do projeto astronômico americano Sloan Digital Sky Survey, bem como vários telescópios terrestres, para realizar um censo de pares de quasares no universo primitivo.

“Os quasares causaram um importante impacto na formação de galáxias no universo. Encontrar quasares duplos nessa época inicial é importante porque agora podemos testar nossas ideias de como os buracos negros e suas galáxias hospedeiras evoluíram juntos”, afirma a pesquisadora Nadia Zakamska, da Universidade Johns Hopkins (EUA), coautora do estudo, também citada pelo site da Universidade de Illinois.