Primeira zoonose em humanos foi descoberta em esqueleto de neandertal

Por João Paulo Martins  em 27 de novembro de 2021

Estudo revela que o “Velho de La Chapelle”, neandertal que viveu há 50.000 anos, sofria de brucelose

Primeira zoonose em humanos foi descoberta em esqueleto de neandertal
(Foto: Wikimedia/Charles R. Knight/Creative Commons)

Cientistas descobriram que os humanos adquiriram uma zoonose perigosa quando começaram a comer carne crua. Segundo o estudo publicado em outubro no periódico científico Scientific Reports, a brucelose é o primeiro caso conhecido de doença que passou de animal para humano – assim como ocorreu com a Aids e a covid-19.

Como mostra o jornal americano New York Post, pesquisadores analisaram ossos fossilizados de um homem de Neandertal e encontraram “as primeiras evidências seguras” de um animal infectando uma pessoa com uma “doença zoonótica”.

A vítima, conhecida como o “Velho de La Chapelle”, foi descoberta numa caverna perto do vilarejo de La Chapelle-aux-Saints, na França, em 1908, informa o jornal.

Esse também foi o primeiro esqueleto quase completo de neandertal a ser encontrado. A estimativa é que tenha morrido há aproximadamente 50.000 anos, com idade entre 60 e 50 anos, revela o New York Post.

Enquanto um estudo de 2019 apresentou evidências de que o “Velho de La Chapelle” sofria de osteoartrite avançada no quadril e na coluna no momento de sua morte, o estudo recém-publicado mostra que, na verdade, ele possuía brucelose, provavelmente adquirida por ter comido carne crua.

“Descobrimos que algumas das mudanças patológicas [nos vestígios ósseos] devem ser devidas a processos inflamatórios. Uma comparação do padrão das alterações patológicas encontradas no esqueleto de La Chapelle-aux-Saints com diferentes doenças nos levou ao diagnóstico de brucelose”, esclarece o pesquisador Martin Haeusler, da Universidade de Zurique, na Suíça, um dos autores do estudo, citado pelo periódico americano.

Atualmente, a brucelose é uma doença encontrada em todo o mundo, geralmente contraída pela ingestão de produtos de origem animal contaminados com a bactéria Brucella spp., incluindo leite não pasteurizado, explica o New York Post.

Cientistas já haviam descoberto evidência dessa zoonose em esqueletos humanos de 5.000 anos, mas o “Velho de La Chapelle” representa, por enquanto, o caso mais antigo conhecido de brucelose.