busca

Celebridades

Mbappé vira padrinho de filhote de panda em zoológico francês

Por João Paulo Martins  em 20 de novembro de 2021

Além do craque do PSG, a mergulhadora chinesa Zhang Jiaqi, medalhista de ouro, também se tornou madrinha de uma pandinha com 100 dias no zoo Beauval, em Saint-Aignan

Mbappé vira padrinho de filhote de panda em zoológico francês
A mergulhadora chinesa medalhista olímpica Zhang Jiaqi e o craque francês Kylian Mbappé, do PSG, se tornaram padrinhos dos pandinhas Yuandudu e Huanlili (Foto: Facebook/zoobeauval/Reprodução

 

Os filhotes de panda Yuandudu e Huanlili estão com 100 dias de vida e 5,5 kg cada. Eles nasceram no zoológico Beauval em Saint-Aignan, no centro da França, e acabam de ser apadrinhados pelo jogador francês Kylian Mbappé, do Paris Saint-Germain (PSG), e pela mergulhadora chinesa medalhista olímpica Zhang Jiaqi.

Segundo o site francês The Local, as pandinhas gêmeas foram batizadas na última quinta (18/11) com os nomes Yuandudu e Huanlili em cerimônia que contou com o craque do PSG e companheiro do Neymar Jr. e com a medalhista de ouro chinesa.

Normalmente, quem dá nome a filhotes de urso panda é a primeira-dama da China, mas desta vez Peng Liyuan permitiu que o público francês escolhesse, informa o site.

“Mais de 122.000 franceses entraram em nosso site para escolher os nomes, entre várias opções”, conta Delphine Delord, diretora do zoológico, em entrevista ao The Local. Os nome vencedores receberam 45% dos votos, conforme a diretora.

Na cerimônia em Saint-Aignan, Mbappé e Zhang inauguraram uma placa comemorativa para marcar a ocasião.

“É uma grande honra estar aqui 100 dias após o nascimento de nossas duas maravilhas. É uma honra, mas também uma responsabilidade porque, por trás disso, está o projeto de proteção dessa espécie em extinção”, comenta o atacante francês e padrinho da pequena Yuandudu.

 

 

Vale lembrar que a reprodução dos pandas, em cativeiro ou na natureza, é notoriamente difícil, pois, como mostra o site francês, poucos animais entram “no clima” ou mesmo sabem o que fazer durante o período reprodutivo.

Para complicar ainda mais as coisas, o tempo fértil da fêmea é muito curto. As pandas fêmeas ficam no cio apenas uma vez por ano, por cerca de 24 a 48 horas, revela o The Local.

Infelizmente, só existem cerca de 2.000 animais da espécie vivendo livres na China, embora a União Internacional para a Conservação da Natureza (IUCN) os tenha removido da lista vermelha de espécies ameaçadas de extinção em 2016.

Os filhotes do zoológico Beauval, nascidos em 2 de agosto e ambas fêmeas, são descendentes de Yuan Zi e Huan Huan, que foram emprestados à França pela China há uma década.

Os pais dos pandinhas apadrinhados por Mbappé e Zhang também tiveram gêmeos em 2017, mas apenas um sobreviveu.

“Os nomes Yuandudu e Huanlili são inspirados nos nomes de seus pais, Yuan Zi e Huan Huan. Eles evocam o desejo de um crescimento saudável dos bebês e simbolizam os laços profundos entre China e França”, diz Delphine Delord ao site francês.