Meteorito de quase 8 kg é encontrado na Antártida e se torna um dos maiores dos últimos 100 anos

Por João Paulo Martins  em 20 de janeiro de 2023

A estimativa dos cientistas é que existam mais de 300.000 meteoritos para serem achados no solo gelado da Antártida

O novo meteoro descoberto na Antártida possui 7,6 kg (Foto: Maria Valdes/Field Museum/Divulgação)

O solo gelado da Antártida é um ótimo terreno para “caçadores” de meteoritos, já que as escuras rochas espaciais se destacam em meio à paisagem gelada. Além disso, o clima seco reduz a ocorrência de intempéries, preservando a estrutura do material. Mesmo quando os meteoritos afundam no gelo, eles acabam sendo levados de volta à superfície pela agitação das geleiras, revela o site americano Science Alert.

Na última quinta (19/1), um grupo de pesquisadores encontrou uma rocha espacial de 7,6 kg na Antártida, uma das maiores já descobertas no Polo Sul nos últimos 100 anos. Isso é bastante significativo, já que cerca de 45.000 meteoritos foram recuperados nesse mesmo período.

A descoberta está sendo levada para o Instituto Real Belga de Ciências Naturais, onde será estudado. Os cientistas podem aprender muito com as viagens que os meteoritos fizeram até cair em nosso planeta.

“O tamanho não importa necessariamente quando se trata de meteoritos, e mesmo micrometeoritos podem ser incrivelmente valiosos cientificamente. Mas é claro que encontrar um grande meteorito como esse é algo raro e realmente emocionante”, comenta a cosmoquímica Maria Valdes, do Museu Field, em Illinois (EUA), uma das responsáveis pelo achado, citada pelo Science Alert.

(Foto: Maria Valdes/Field Museum/Divulgação)

Embora os meteoritos possam ser mais fáceis de detectar na Antártica, o continente não é exatamente fácil de ser explorado, especialmente pela localização remota e frio congelante. A equipe envolvida na descoberta da rocha espacial de quase 8 kg passou vários dias acampando em região desértica, precisando andar à pé e usar motos de neve.

O que ajudou foi um “mapa do tesouro” publicado no ano passado, que traz pistas da localização das rochas espaciais na Antártida por meio de imagens de satélite. O documento também, contou com ajuda de uma inteligência artificial na identificação de possíveis meteoritos.

Como mostra o site americano, a estimativa é que esse mapa tenha cerca de 80% de precisão nas direções que fornece, e seus criadores calcularam que existam mais de 300.000 meteoritos na Antártica esperando para serem encontrados.

Apesar das condições favoráveis, os cientistas acham que ainda estamos perdendo a oportunidade de encontrar muitos deles, principalmente os que possuem alto teor de ferro, já que a exposição contínua à luz do sol faz com que derretam o gelo ao redor e afundem abaixo da superfície.