Estudo descobre três novos sintomas da covid-19?

Por João Paulo Martins  em 25 de março de 2021

Segundo pesquisadores britânicos, o coronavírus estaria associado à perda auditiva, ao zumbido e à vertigem

Estudo descobre três novos sintomas da covid-19?

Perda auditiva, zumbido e vertigem estão fortemente associados à covid-19, de acordo com um estudo de revisão sistemática conduzido por cientistas da Universidade de Manchester e do Centro de pesquisa Biomédica NIHR de Manchester, ambos no Reino Unido.

Foram avaliados 56 estudos que identificaram uma associação entre a infecção causada pelo novo coronavírus (SARS-CoV-2) e problemas auditivos e do aparelho vestibular. Eles descobriram que a prevalência de perda auditiva foi de 7,6%; a de zumbido foi de 14,8%; e de vertigem chegou a 7,2%.

É preciso destacar que a pesquisa, publicada na última segunda (22/3) no periódico científico International Journal of Audiology, usa dados de questionários autorrelatados ou registros médicos para obter sintomas relacionados à covid-19, em vez de testes auditivos mais confiáveis do ponto de vista científico.

“Há uma necessidade urgente de um estudo clínico e diagnóstico cuidadosamente conduzido para compreender os efeitos a longo prazo do SARS-CoV-2 no sistema auditivo. Também é bem conhecido que vírus como sarampo, caxumba e meningite podem causar perda auditiva, mas pouco se sabe dos efeitos do coronavírus”, afirma o pesquisador Kevin Munro, coautor do estudo, citado pelo site científico EurekAlert.

Impacto a longo prazo

Como mostra o site especializado, Munro está atualmente liderando um estudo de um ano no Reino Unido para investigar o possível impacto a longo prazo dos efeitos da covid-19 na audição dos pacientes que foram tratados em hospitais.

A equipe espera estimar com precisão o número e a gravidade dos distúrbios auditivos relacionados ao novo coronavírus e descobrir quais partes do ouvido podem ser afetadas

Eles também querem entender a associação entre esses e outros fatores, como estilo de vida, a presença de uma ou mais comorbidades e os efeitos dos cuidados intensivos.

“Embora seja necessário cuidado, esperamos que nosso estudo aumente o peso das evidências científicas de que há uma forte associação entre covid-19 e problemas auditivos”, comenta o pesquisador Ibrahim Almufarrij, coautor do estudo, também citado pelo EurekAlert.

O cientista alerta que é necessário cautela, pois não está claro se as alterações na audição são atribuídas diretamente ao SARS-CoV-2 ou a outros fatores, como medicamentos suados no atendimento de urgência.