Doodle do Google celebra os 80 anos de Stephen Hawking

Por João Paulo Martins  em 08 de janeiro de 2022

A logo comemorativa do buscador Google presta homenagem ao grande físico britânico

Doodle do Google celebra os 80 anos de Stephen Hawking
Doodle do Google homenageia o físico Stephen Hawking (Foto: Google.com.br/Reprodução)

Neste sábado (8/1), o Doodle (logomarca festiva) do Google celebra o 80º aniversário de nascimento do grande físico britânico Stephen Hawking (1942-2018). A gigante americana da tecnologia criou um vídeo de animação em pixel art para homenagear o cosmólogo e escritor que deixou um grande legado para a humanidade.

A narração do vídeo é feita pela famosa voz sintetizada que era usada por Hawking – claro que isso contou com a aprovação dos parentes do cientista.

Ele nasceu em 1942, em Oxford, na Inglaterra, e sempre foi fascinado pelo Universo desde muito jovem. Aos 21 anos, foi diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença neurodegenerativa que, aos poucos, o confinou numa cadeira de rodas. Ele perdeu a capacidade de se mover e falar e começou a se comunicar por meio de um dispositivo gerador de áudio. O Google o descreve como “uma das mentes científicas mais influentes da história”.

Stephen Hawking se formou na Universidade de Oxford com um diploma de bacharelado em física, antes de obter o doutorado pela Universidade de Cambridge. Ele era obcecado por buracos negros, o que se tornou a base de seus estudos e pesquisas. Em 1974, ele descobriu que as partículas podiam escapar dos buracos negros. Essa teoria é uma das mais mais importantes da astrofísica desde a relatividade de Albert Einstein em 1905.

“Desde a colisão de buracos negros até o Big Bang, suas teorias sobre as origens e a mecânica do Universo revolucionaram a física moderna, enquanto seus livros mais vendidos tornaram o campo amplamente acessível a milhões de leitores em todo o mundo”, diz o Google.