Dinossauros foram extintos por um único asteroide, confirma estudo

Por João Paulo Martins  em 08 de março de 2021

Cientistas mexicanos avaliaram a cratera de impacto e os materiais ejetados na península de Yucatán

Dinossauros foram extintos por um único asteroide, confirma estudo
Ilustração mostra como seria a cratera gerada pelo impacto do gigantesco meteoro em Chicxulub, no México (Foto: Detlev van Ravenswaay/Science Source/Divulgação)

Estudos realizados na cratera Chicxulub, na península de Yucatán, no México, sugerem que foi mesmo um asteroide que causou a extinção dos dinossauros há cerca de 65,5 milhões de anos, afirma o pesquisador Jaime Urrutia Fucugauchi, do Instituto de Geofísica da Universidade Nacional do México, citado pelo site da instituição.

A natureza e a origem da rocha espacial foram investigadas a partir da análise da cratera e da sequência do impacto em diferentes locais. O material ejetado foi distribuído numa área enorme e confirmado pelos cientistas por meio de anomalias de irídio (metal de transição) e elementos químicos associadas à platina.

“As evidências apoiam a ideia de que é um asteroide. Existem dados de mineralogia, geoquímica, isótopos e propriedades físicas no material ejetado na cratera em Chicxulub, e nas redondezas. Temos até relatos de possíveis fragmentos, muito pequenos, do corpo que impactou e que seria um condrito”, esclarece Fucugauchi ao site da universidade.

Desfazendo teorias sobre a extinção dos dinossauros

Há alguns anos surgiu a teoria de que vários impactos teriam causado o evento de extinção em massa da grande fauna na Terra. Ao analisar as camadas de material de impacto em Chicxulub e o material ejetado, os pesquisadores da Universidade Nacional do México descartaram a possibilidade de ser mais de um objeto espacial.

Outra teoria afirma que não foi um impacto de asteroide, mas uma erupção vulcânica de grande magnitude. Neste caso, geofísicos avaliaram dados que também excluem essa possibilidade.

As análises na cratera mexicana confirmam que se trata de um condrito, objeto criado nos estágios iniciais da formação do Sistema Solar e que contém traços de cálcio e alumínio e esférulas milimétricas semelhantes às das rochas ígneas (formadas a partir de magma), formadas pelas altas temperaturas e pelo resfriamento rápido do espaço.